segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Tito. 1:8

Tito. 1:8 - Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante.
MAS DADO A HOSPITALIDADE. Nos textos anteriores Paulo destaca sobre o que não deve ser um obreiro cristão. Neste texto ele mostra como deve ser um administrador eclesiástico. E com sua lista de virtudes, escreve de que o obreiro deve ser amante da hospitalidade. Essa é uma qualidade de alguém que se caracteriza por ser acolhedor. Neste período da igreja primitiva os missionários eram muito perseguidos, portanto tinha que sair às pressas para outras cidades para não serem presos e mortos. Também era uma época de expansão da mensagem do evangelho pelo mundo, em que Deus se utilizava dos pregadores itinerantes para saírem de cidade em cidade pregando a mensagem poderosa do evangelho libertador de Cristo Jesus o salvador. Portanto, os obreiros locais precisavam acolher estes missionários do reino de Deus.

AMIGO DO BEM. Falando sobre Cristo, o evangelho nos ensina de que ele ia por toda parte, fazendo o bem a todos (Atos 10:38). E esse deve ser um exemplo de todo líder religioso que deseja seguir as pisadas do Mestre (1 João 2:6). De todos os membros da igreja de Cristo, do que mais se espera que seja uma pessoa que faz o bem a todos sem olhar a quem, deve ser o líder, seja ele um presbítero, um evangelista, um bispo ou um pastor. Isso porque ele funciona perante a sociedade como um espelho, que dar testemunho do rebanho. Amigo do bem é aquela pessoa que sempre estar disponível a ajudar aos que mais precisam, sem esperar ser recompensado de volta.

MODERADO. Essa é uma virtude de quem é cauteloso em tudo que diz e que faz. É alguém imparcial, e que não é tendencioso nem para um extremo nem para outro, mas que se posiciona em uma área de equilíbrio nos assuntos mais polêmicos. Não deve ser radical em suas ideologias pessoas para não incorrer no erro de ser taxado de autoritário ou intransigente. Estamos vivendo na dispensação da graça, mas existem obreiros que são tão radicais que aplicam a palavra de Deus como se estivesse no tempo da lei, e isso não se encaixa no perfil de quem deve ser moderado. Quem é moderado, nem afrouxa a doutrina, nem também é espancador.

JUSTO, SANTO. Justo dentro do arcabouço do evangelho é diferente do pensamento judaico. Justo no tempo da lei era todo aquele que guardava todos os mandamentos da legislação mosaica, sem transgredir a nenhum deles. Justo na nova aliança da graça é todo aquele que é justificado pelo sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Já à palavra “santo” quer dizer: Separado para o Senhor ou dedicado ao serviço do reino de Deus. O líder deve ser totalmente voltado para o reino de Cristo.

TEMPERANTE. Esta é uma virtude de quem tem autocontrole sobre suas ações e palavras. É alguém que tem o domínio próprio e que sabe se dirigir no caminho do evangelho com dignidade. Um líder religioso não pode ser ignorante nem de temperamento agressivo, que fala tudo que vem no pensamento, e que faz tudo que vem na mente. Ninguém é obrigado a ter que suportar um líder bruto e ignorante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...