sábado, 1 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 1:4

2 Tessalonicenses 1:4 - De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais.
DE MANEIRA QUE NÓS MESMOS NOS GLORIAMOS DE VÓS. Como bem sabemos Paulo foi um dos fundadores da igreja de Tessalônica, senão o principal. Com isso ele até certo ponto se sentia orgulhoso de ter contribuído para o progresso do cristianismo naquela cidade. Como missionário que era sempre estava se deslocando de cidade em cidade para pregar o evangelho e visitar as comunidades cristas já estabelecidas. E aonde chegava falava nas igrejas do desenvolvimento da obra de Deus em Tessalônica e como os irmãos cresciam na fé e no conhecimento de Cristo.

NAS IGREJAS. Além de exercer a missão transcultural de levar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, Paulo tinha também muitas atividades na edificação das igrejas por ele fundadas. E quando pregava a palavra nas igrejas de Cristo, sempre testemunhava a respeito da igreja do Senhor Jesus na cidade de Tessalônica. Ao se referir as igrejas, o apóstolo não estava falando de templos cristãos, porque nesta época não era permitido pelo império romano construção de templos como temos nos dias de hoje, mas ele se refere às comunidades de pessoas cristãs.

DE DEUS. As igrejas de Deus. Paulo deixa bem definido neste ponto de sua epístola de quem são as igrejas. Como fundador e edificador destas comunidades cristãs, ele poderia dizer: Minhas igrejas. No entanto, o apóstolo dá testemunho de que a igreja não é de homem algum, mas de Deus. Muitos líderes cristãos precisam aprender esta lição com o apóstolo Paulo. Uma vez que, a maioria dos líderes religiosos se acham donos das igrejas que dirigem, é tanto que agem como se donos delas fossem.

POR CAUSA DA VOSSA PACIÊNCIA. Uma coisa que chamava a atenção de Paulo no tocante a igreja em Tessalônica era a paciência deles. A paciência é uma das virtudes cristãs que caracterizam os seguidores do reino de Cristo como quem tem capacidade de suportar contrariedades com resignação. Mesmo tendo que passarem por tribulações e aflições, contudo, não abandonavam a fé em Cristo e no seu evangelho.

E FÉ. Esta fé a que se refere o apóstolo diz respeito à fé que os movia em direção a Cristo e em obediência ao evangelho das boas novas. A fé é o firme fundamento das coisas que não se veem e a prova das coisas que se esperam (Hebreus 11:1). A fé dos irmãos de Tessalônica estava posta em Cristo, como sendo o Messias de Deus e Salvador da humanidade. Assim como haviam aprendido com o apóstolo Paulo.

E EM TODAS AS VOSSAS PERSEGUIÇÕES E AFLIÇÕES QUE SUPORTAIS. Assim como todas as igrejas daquela época, a comunidade cristã na cidade de Tessalônica passava por muitas tribulações por ter se convertido ao cristianismo. Com isso não faltavam aflições tanto da parte dos judeus como do império romano e das autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...