domingo, 16 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 2:3

2 Tessalonicenses 2:3 - Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição.
NINGUÉM DE MODO ALGUM VOS ENGANE. Os falsos pregadores judaizantes ao que tudo indica estavam conseguindo espaço dentro das comunidades cristãs para ensinarem suas heresias negativas. Assim como também os falsos mestres gnósticos já estavam infiltrados no seio da igreja perturbando o pensamento dos seguidores de Cristo sobre algumas ideologias erradas sobre os fins dos tempos. E há quem diga ainda de que alguns dos pastores locais das igrejas já estavam absorvendo tais heresias e ensinando nas igrejas onde eram dirigentes. Razão porque o apóstolo Paulo alertava aos seus leitores de que não dessem crédito a estes falsos pregadores, porque a verdade não correspondia com o que eles estavam transmitindo, fosse quem fosse.

PORQUE ISSO NÃO SUCEDERÁ. Isso a que se refere o autor diz respeito aos falsos ensinos transmitidos pelos hereges perturbadores nas comunidades cristãs. Na realidade, a maioria dos cristãos do primeiro século de nossa era cristã acreditavam que a volta de Cristo se daria ainda naquela época, sem, no entanto, compreenderem de que haveria um hiato de tempo razoável entre a ascensão de Cristo e a sua segunda vinda. E os falsos mestres judaizantes e gnósticos se aproveitavam desta crença comum para afirmarem de que o anticristo já estava no mundo. No entanto, o evangelho assegura de que ele não se manifestará na terra, antes da vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja, que ele comprou com seu sacrifício expiador.

SEM QUE VENHA PRIMEIRO A APOSTASIA. Esta apostasia a que se refere o escritor diz respeito a um estado de rebeldia generalizado na terra que haverá durante a grande tribulação. Depois do arrebatamento da igreja, as principais nações do mundo se macunarão contra Deus e o seu Cristo, no sentido de escolherem e elegerem o filho da perdição como governante universal. Inclusive o próprio Israel será enganado e de princípio aderirá a este conluio de prevaricadores contra tudo que representa o reino de Deus. Cremos que isso só se dará depois do arrebatamento.

E SEJA REVELADO O HOMEM DO PECADO. Quando acontecer esta aliança entre todas as nações do mundo de rebeldia e rebelião contra tudo que representa Deus e o seu Cristo. Estas mesmas nações escolherão e elegerão este homem do pecado que colocará em prática os seus planos maléficos contra o Cristo de Deus. É tanto, que este homem do pecado será o anticristo, ou seja, ele será o oposto de Cristo, o Filho de Deus. Mas, por meio do engano, tentará tomar o lugar de Cristo.

O FILHO DA PERDIÇÃO. Esta personagem diabólica é assim chamada porque já está determinado de que ele será lançado no lago de fogo, o que é a segunda morte. Todavia, não somente ele, mas também todos os seus seguidores serão igualmente lançados na perdição eterna, o que o evangelho chama de inferno ou lago de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...