domingo, 23 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 3:7


2 Tessalonicenses 3:7 - Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós.
PORQUE VÓS. A preocupação do autor era com os seus leitores, de forma especial aqueles que lhe conheciam de ver e não somete de ouvir falar. Paulo como missionário do reino de Cristo buscava se identificar com os seus filhos na fé, buscando neles que fossem seus imitadores. Ele escreveu: sede meus imitadores, como eu sou de Cristo (1 Coríntios 11:1). Sabendo de que os defensores do judaísmo assim como os falsos mestres gnósticos lutavam para arrebatar seguidores do cristianismo, o escritor neste ponto de sua carta faz recomendações importantes.

MESMOS SABEIS. O conteúdo transmitido pelo apóstolo não era algo de estranho aos seus leitores, até porque quando presente, por meio de suas pregações e ensinos Paulo buscou instruir os cristãos de Tessalônica a respeito dos assuntos por ele tratados nesta epístola. Neste tempo, o ministério da igreja primitiva já estava bem solidificado com muitos ministros da palavra ordenados e sendo enviados por todas as partes para ensinarem as igrejas sobre os fundamentos das doutrinas cristãs. No caso de Paulo, ele era não somente missionários, mas ensinador do evangelho de Cristo.

COMO CONVÊM. A igreja de Tessalônica tinha inteiro conhecimento das normas e conceitos da nova aliança de Deus com a humanidade. Com isso eles precisavam se desvincular das fábulas artificias dos judaizantes assim bem como das filosofias sufistas dos falsos mestres gnósticos. Os irmãos já estavam instruídos de como deviam se comportar quando da presença daqueles que buscavam transtornar o evangelho de Cristo.

IMITAR-NOS. Certamente, quando presente entre os seus leitores, Paulo deu exemplo de como deveriam se comportar os cristãos, quando recebessem a visita de algum representante dos judaizantes ou dos falsos mestres gnósticos. E o que o autor esperava era de que os irmãos, e principalmente os líderes da igreja em Tessalônica fossem imitadores dele e dos demais apóstolos e pregadores autorizados e ordenados.

PORQUE NÃO NOS HOUVEMOS DESORDENADAMENTE. Apesar de Paulo não constar na lista do grupo dos doze apóstolos, porque sua chamada se deu um pouco mais tarde, e há quem diga que os apóstolos se precipitaram em escolher Matias, e não esperarem um pouco mais, quando da conversão de Paulo. Mesmo assim Paulo tinha apoio do grupo dos doze, como missionário, como fundador de igrejas e doutrinador das tradições cristãs. De forma que ele tinha um comportamento exemplar.

ENTRE VÓS. Não se sabe ao certo quanto tempo Paulo ficou, nem quantas vezes esteve presente entre os irmãos em Tessalônica. Mas, todas as vezes que lá esteve se comportou como legítimo representante do reino de Cristo e alguém digno de ser imitado como ministro do evangelho de Cristo Jesus. Ele era um bom exemplo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...