quinta-feira, 27 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 3:17-18

2 Tessalonicenses 3:17-18 - Saudação da minha própria mão, de mim, Paulo, que é o sinal em todas as epístolas; assim escrevo. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
SAUDAÇÃO DA MINHA PRÓPRIA MÃO. Paulo, geralmente inicia suas cartas e também as conclui com uma saudação geral ou dirigida especificamente para quem está escrevendo. Neste caso, sua saudação vai para toda a igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica. Várias ou a maioria de suas epístolas são por ele citadas e escritas por um dos seus auxiliares. No entanto, a conclusão de suas missivas Paulo costumava assinar de próprio punho, como sinal de autenticidade. Isso fazia o apóstolo porque neste tempo circulavam muitas correspondências falsas em nome de outrem.

DE MIM, PAULO. Com isso o autor estava autografando sua carta e dizendo para os seus leitores que ela era verdadeira. Os irmãos de Tessalônica reconheceram a autenticidade desta carta como sendo de Paulo, assim como praticamente todos os comentaristas bíblicos são unânimes quanto a sua autoria. Paulo era um dos apóstolos de Cristo que fez parte do ministério cristão no tempo da igreja primitiva. Ele era conhecido como sendo o apóstolo dos gentios porque foi enviado pelo Senhor Jesus para desbravar novos campos missionários aonde não havia igrejas.

QUE É O SINAL EM TODAS AS MINHAS EPÍSTOLAS. ASSIM QUE ESCREVO. É de comum acordo entre a maioria dos comentaristas bíblicos que as epístolas de Paulo, assim como os demais escritos que compõem o cânon do novo testamento circulavam entre todas as igrejas deste tempo. No caso das cartas de Paulo, ele as autenticava com um mesmo sinal, que já era conhecido pelos líderes das igrejas para as quais ele escrevia. O autor se refere à forma literária como ele fechava ou concluía suas epístolas. É tanto que suas cartas terminam com sua saudação a igreja ou a pessoas.

A GRAÇA. No tempo do judaísmo entre os filhos de Israel a saudação comum entre eles era Paz. Já com a implantação do cristianismo depois da vinda do Messias como sendo Jesus de Nazaré, a saudação da igreja composta de gentios, era justamente, graça. Quando o cumprimento era entre judeus e gentios era graça e paz. Esta graça a que se refere o autor diz respeito aos favores da parte de Deus para toda a humanidade mediante a reconciliação realizada pelo Filho de Deus, Jesus Cristo.

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Temos neste ponto desta carta a citação do título completo do nome de Cristo. Destacando de antemão o Senhorio de Cristo que pode ser notabilizado em toda a mensagem do evangelho das boas novas. Jesus é o nome própria do Filho de Deus, e quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados, o Salvador. O sobrenome Cristo, nos fala a respeito da missão do Messias de Deus entre os homens e envolve tudo aquilo que diz respeito à redenção da humanidade. A palavra “Cristo” nos fala sobre a expiação dos nossos pecados.

SEJA COM TODOS VÓS. AMÉM. O que o apóstolo deseja realmente é que os efeitos da morte expiatória de Cristo Jesus possam chegar a todos os moradores de Tessalônica e que a graça salvadora do Senhor Jesus venha a conduzir aos milhares aos pés da Cruz e com isso proporcionar vida eterna aos remidos pelo sangue de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...