sábado, 22 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 2:13

2 Tessalonicenses 2:13 - Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade.
MAS DEVEMOS SEMPRE DAR GRAÇAS. As ações de graças sempre foi um costume religioso e cultural dos Judeus e foi passado para os cristãos de todos os tempos. Somos conscientes de que não temos nada e que tudo provêm do Criador em nosso benefício, de forma que em reconhecimento ao seu trabalhar em nosso favor, dirigimos a Deus a nossa gratidão por tudo que ele realiza em nosso benefício. Este “sempre” subtende que todos os dias devemos realizar a nossa oração de agradecimentos ao Senhor por cada coisa boa e benéfica que chega até a nossa vida.

A DEUS POR VÓS. O escritor nos ensina “a quem devemos dirigir as nossas ações de graças”, que é justamente ao Deus que criou os céus e a terra. Neste caso, o autor dirige suas ações de graças a Deus pela vida dos seguidores de Cristo na cidade de Tessalônica. E isso faz Paulo em reconhecimento da graça salvadora do Deus de Israel por aquele povo, em especial pela igreja do Senhor Jesus naquele lugar. Como missionário de Cristo enviado aos gentios, o apóstolo tinha consciência da importância que tinha a dispensação da graça, com a vida do Messias como Salvador.

IRMÃO AMADOS DO SENHOR. Essa frase escrita por Paulo pode ser entendida de duas maneiras e ambas estão corretas. Primeira no sentido de que a igreja de Cristo na cidade de Tessalônica era de fato amada pelo grande apóstolo. Depois, os irmãos de Tessalônica eram muito amados pelo Senhor Jesus. Quando o autor chama os seguidores de Cristo de Irmãos é que somos todos filhos de um mesmo Pai celeste e todos também irmãos de Cristo.

POR VOS TER DEUS ELEGIDO. O evangelho de Cristo aborda o tema da eleição, predestinação e escolha divina. Estes são lemas polêmicos, porem, amplamente defendidos dentro das sagradas escrituras João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei. Romanos 8:30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

DESDE O PRINCÍPIO PARA A SALVAÇÃO. Este “princípio” pode ser entendido como sendo a eternidade de Deus. Também pode ser compreendido como sendo o princípio da criação do homem. E em se tratando do começo da igreja, pode-se referir ao tempo da implantação da nova dispensação da graça. Seja como for, o Deus de amor sempre esteve em plena atividade para salvar a humanidade perdida.

EM SANTIFICAÇÃO NO ESPÍRITO E FÉ NA VERDADE. Da parte de Deus, ele enviou o seu Espírito Santo que ajuda sempre ao ser humana de forma especial no processo da transformação de vida. Da parte do homem entra a fé no evangelho que o conduz aos pés de Cristo o salvador. Até porque a salvação é pela fé em Cristo (Efésios 2:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...