sábado, 22 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 2:14

2 Tessalonicenses 2:14 - Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
PARA O QUE. O autor vinha no texto anterior agradecendo a Deus por ter elegido os cristãos de Tessalônica para a salvação. O evangelho de Cristo aborda o tema da eleição, predestinação e escolha divina. Estes são lemas polêmicos, porem, amplamente defendidos dentro das sagradas escrituras João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei. Romanos 8:30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Salmos 100:3 - Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Além de outras tantas referências que poderiam ser citadas.

PELO NOSSO EVANGELHO. O escritor esta escrevendo sobre o evangelho pregado pelos apóstolos e pelos verdadeiros representantes do reino de Deus e de Cristo. Esse evangelho é chamado de “evangelho de Cristo”, e o evangelho de Cristo é a história narrada na palavra de Deus sobre o Messias, Sobre Jesus de Nazaré e sobre a nova aliança de Deus com a humanidade para a salvação em Cristo Jesus, simples assim. O evangelho de Cristo são as boas novas de redenção pelo sacrifício do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, Cristo Jesus. Nesta época já havia a circulação de um outro evangelho, sobre o qual Paulo escreve em Gálatas 1:6-9. Mas o evangelho por Paulo pregado era o evangelho genuíno de Cristo Jesus, o Salvador.

VOS CHAMOU. A chamada para a salvação dos seguidores de Cristo em Tessalônica era de fato conforme o evangelho de Cristo. Esta chamada sobre a qual o autor escreve, é a mesma coisa da predestinação de Deus para a salvação em Cristo, também diz respeito à escolha do Senhor Jesus na vida de todos aqueles que recebem pela graça a promessa de vida eterna. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. João 15:16, também aborda este mesmo assunto.

PARA ALCANÇARDES A GLÓRIA. Isso nos fala sobre que os salvos em Cristo Jesus também receberão da mesma glória que Cristo recebeu do Pai, e o evangelho da graça nos ensina sobre isso em 2 Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. Cristo Jesus é tudo em todos, e com respeito a sua igreja ele é muito mais ainda, até porque Cristo é glorificado pela igreja e a igreja será honrada pelo Senhor Jesus. O arrebatamento dos salvos e os eventos futuros dirão o quanto a igreja será valorizada por Cristo.

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. O Senhorio de Cristo pode ser visto em todo o conteúdo do evangelho das boas novas. Quando o autor chama Cristo de Nosso Senhor é que o Cristo de Deus é Senhor dos senhores. “Jesus” é o nome próprio do Filho de Deus e significa; aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados, enquanto que, a palavra “Cristo” nos fala a respeito da missão de Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...