domingo, 23 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 3:4-5


2 Tessalonicenses 3:4-5 - E confiamos quanto a vós no Senhor, que não só fazeis como fareis o que vos mandamos. Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.
E CONFIAMOS QUANTO A VÓS NO SENHOR. Paulo conhecia bem os irmãos da igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica, ao ponto de depositar neles a confiança de que estavam dispostos a seguirem conforme os ensinos do evangelho de Cristo. O ser humano natural não é digno de confiança porque não tem o temor de Deus, e nisto ele é guiado pelos seus interesses pessoas. Mas os que são de Cristo merecem um voto de confiança, porque não fazem a sua própria vontade, mas se submetem ao querer do Senhor, com temor e reverência ao Deus Onipresente.

QUE NÃO SÓ FAZEIS COMO FAREI. O que o autor desta carta esperava e desejava era que os seus leitores fossem não somente conhecedores dos conceitos teóricos da nova dispensação da graça, por meio de Cristo. Mas que eles fossem acima de tudo praticante dos mandamentos de Cristo, conforme as boas regras das doutrinas cristãs. Não basta ser apenas ouvinte das boas novas do evangelho, mas se faz necessário se por em prática aquilo que conhecemos da vontade de Cristo Jesus.

O QUE VOS MANDAMOS. A igreja de Cristo em Tessalônica era bem instruída nos ensinos do evangelho de Cristo. Certamente era uma igreja bem visitada pelo grupo apostólico como também pelos pregadores itinerantes do evangelho, e principalmente pelo apóstolo dos gentios, Paulo. De forma que eles já eram conhecedores dos mandamentos proeminentes da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, o Salvador. Esperava-se apenas obediência.

ORA O SENHOR ENCAMINHE OS VOSSOS CORAÇÕES. Como não era nada fácil seguir a Cristo naquele tempo por conta das perseguições impostas pelos Judeus, pelos falsos mestres gnósticos, pelos líderes religiosos das religiões pagãs e pelo império romano. Paulo esperava ajuda do alto, da parte de Deus, no sentido de que o Senhor encaminhasse os corações dos irmãos na fé perfeito em Cristo para a salvação. Era importante o esforço dos irmãos, mas não seria suficiente sem a ajuda do alto.

NO AMOR DE DEUS. É muito fácil se apegar com amor excessivo as coisas materiais porque elas têm um efeito beneficiário imediato na vida das pessoas. O que o escritor deseja é que os irmãos sejam posicionados no amor de Deus. Isso pode ser visto no amor que Deus tem por todos os seguidores de Cristo, como também pode ser notabilizado pelo amor que devemos ter pelo nosso Deus. Deus deu em Cristo todas as provas do seu amor pelos remidos, e espera também ser correspondido.

E NA PACIÊNCIA DE CRISTO. Esta frase pode ser analisada por dois ângulos. A igreja primitiva esperava o retorno imediato de Cristo para arrebatar os salvos, sem, no entanto, distinguir que haveria um hiato de tempo entre a ascensão do Senhor Jesus e o seu retorno para realizar o arrebatamento. Como Cristo ainda não havia voltado, os irmãos precisavam de paciência. E a paciência de Cristo também nos fala sobre o seu modo paciente de suportar as perseguições sem recuar de sua missão redentora em prol da humanidade. Seja como for, a paciência deve ser uma característica cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...