domingo, 23 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 3:1


2 Tessalonicenses 3:1 - NO demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós.
NO DEMAIS, IRMÃOS. Desde o judaísmo que o costume de chamar os servos de Deus de irmãos já era prática comum entre os Israelitas. Como os bons costumes do judaísmo foram transferidos para o cristianismo, com essa boa prática não poderia ser diferente. No caso dos cristãos, todos são filhos de Deus em Cristo, conforme aprendemos em João 1:12 -13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

ROGAI POR NÓS. O que o autor está pedindo é que os irmãos de Tessalônica intercedam por ele e pelos demais pregadores do evangelho das boas novas, afim de que eles possam ter a possibilidade de pregar a palavra de Deus a tempo e fora de tempo. Também sempre foi uma prática benéfica entre todos os cristãos de todos os tempos orarem uns pelos outros para que Deus cuide dos seus filhos. Este era um tempo muito difícil para se pregar o evangelho, uma vez que o cristianismo ainda não era uma religião aceita pelo império romano, nem pelas demais religiões do mundo.

PARA QUE A PALAVRA DO SENHOR. Esta palavra a que se refere o escritor diz respeito às boas novas do evangelho libertador do Senhor Jesus. E o evangelho de Cristo é tudo aquilo que diz respeito às boas novas de Deus no que concerne à nova dispensação da graça divina para a humanidade por meio de Cristo Jesus. Neste período o cânon do novo testamento ainda estava em formação, de maneira que o evangelho era pregado pelos mensageiros do reino de Cristo, tanto nas igrejas, como também nos campos missionários. E Paulo era um destes missionários pregador.

TENHA LIVRE CURSO. Os judaizantes buscavam de todas as formas deter o crescimento do cristianismo na terra. Até porque eles não aceitaram ao Messias enviado por Deus, como sendo Jesus de Nazaré. Por outro lado, existiam as demais religiões já implantadas em cada cidade do mundo de então. E o cristianismo passou a ser uma ameaça aos interesses destas demais religiões e dos seus líderes. Em fim, o império romano procurava de todas as formas eliminar a religião fundada por Cristo. Todos estes sistemas juntos buscavam impedir que Paulo pregasse o evangelho.

E SEJA GLORIFICADA. A solicitação do autor desta epístola era de que os irmãos de Tessalônica lhe ajudassem em oração para que ele pudesse pregar a palavra de Cristo com plena liberdade. A glorificação do evangelho neste caso seria sua divulgação de forma abrangente como o Senhor Jesus determinou. Marcos 16:15 – Disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

COMO TAMBÉM O É ENTRE VÓS. Paulo conhecia bem a realidade da igreja de Tessalônica e daquela cidade no que tange a divulgação do evangelho naquele lugar. O mesmo desejo ele sentia quanto a outros lugares, aonde ele evangelizava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...