domingo, 23 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 3:12


2 Tessalonicenses 3:12 - A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
A ESTES TAIS. A quem o autor se refere? Aos que não querendo trabalhar com as suas próprias mãos querem se aproveitar da boa vontade da igreja para serem sustentados pelos irmãos. Aos mercenários que buscam fazer do evangelho uma profissão para ganharem dinheiro com a pregação, com o louvor ou com a oração. Aos praticantes da venda de indulgências, ou seja, aqueles que ganham dinheiro quando fazem a suposta obra de Deus, quando na realidade estão praticando ativismo religioso. Porque ninguém pode fazer do evangelho cabide de emprego.

POREM, MANDAMOS. Apesar de um ministério cristão ainda está em formação, mas, o apóstolo Paulo era organizado nas ordenanças das igrejas por ele fundadas. De forma que havia mandamentos para quem porventura fizesse parte do ministério. Os líderes da igreja cristã em Tessalônica já estavam por Paulo instruídos a cerca dos que pregavam ou ensinavam as boas novas do reino de Cristo, isso de forma oral, mas, agora estavam recebendo por escrito do apóstolo dos gentios, de como deveriam agir com aqueles que desejassem tirar proveito do evangelho de Cristo.

E EXORTAMOS. Não somente era um mandamento ou uma ordenança do escritor desta carta, mas, também era uma exortação. Exortação no sentido de conselho prático, como e principalmente uma reprimenda aos que estavam deixando de ser servos do reino de Cristo para serem mercenários ou profissionais do evangelho. Com isso, o autor deixa transparecer que haverá cobranças da parte dele, se alguém quebrasse as regras por ele estabelecidas. O apóstolo era excessivamente amoroso tanto quanto era zeloso da obra de Cristo nas igrejas por ele fundadas.

POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. As instruções, mandamentos e exortações feitas por Paulo neste particular não representava somente o seu deseja de por em ordem a obra de Cristo naquela igreja, mas acima de tudo eram ordenanças do criador do Cristianismo, Nosso Senhor Jesus Cristo. A expressão “nosso Senhor” nos fala a respeito do Senhorio de Cristo sobre toda a sua igreja. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, que quer dizer: O Salvador. E o sobrenome Cristo nos fala a respeito da missão do Messias de Deus e o seu sacrifício vicário para estabelecer a reconciliação.

QUE, TRABALHANDO COM SOSSEGO. O mandamento e a exortação de Paulo para o ministério era de que cada um tivesse seu trabalho secular ou uma profissão para se manter, e não depender da igreja para se sustentar. O pensamento de Paulo era de que a igreja não estava na obrigação de sustentar quem quer que fosse, simplesmente pelo fato de quem este alguém pregava, cantava ou orava pela igreja. A prática do comercio da fé já era combatida por Paulo, assim como deve ser nos dia de hoje.

COMAM O SEU PRÓPRIO PÃO. Nada mais claro e objetivo do que o autor esta retratando nesta frase. O seu mandamento e exortação era de que os que fazem a obra de Deus tenha o seu próprio trabalho secular para se manter e comer a sua própria custa e não a custa da igreja. Percebe-se que nos dias atuais está totalmente diferente do que era na igreja primitiva. O cristianismo está repleto de mercenários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...