sábado, 1 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 1:5-6

2 Tessalonicenses 1:5-6 - Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis. Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam.
PROVA CLARA DO JUSTO JUÍZO DE DEUS. Paulo percebia que as tribulações sofridas pelos cristãos de Tessalônica não eram justas, do ponto de vista real. Eles não eram merecedores das perseguições impostas pelas autoridades romanas e locais. Eles tinham esperança de que a justiça vinha de Deus, por isso que suportavam com paciência as tribulações e aflições que tinha que passarem. Sabendo de que a justiça dos homens é falha, mas a de Deus é certa e real, e que no momento certo o Senhor ira recompensar a cada parte, segundo a justa justiça divina. Deus sabe colocar na balança os feitos de cada um e punir os injustos e recompensar os justos.

PARA QUE SEJAIS HAVIDOS POR DIGNO DO REINO DE DEUS. O apóstolo implementa com uma palavra de conforto e de esperança dizendo: O que vocês veem passando faz parte da trajetória cristã, basta olhar para o exemplo do fundador do cristianismo, Cristo Jesus, que foi condenado e morto injustamente pelos homens. Se ele passou por tantas tribulações e perseguições, é mister que os seus seguidores passem por provações semelhantes. Não é nada fácil fazer parte do reino de Deus aqui na terra, uma vez que a porta é estreita e o caminho apertado. E para fazermos a vontade de Deus, precisamos renunciar a muita coisa que o mundo oferece.

PELO QUAL TAMBÉM PADECEIS. As tribulações, aflições e perseguições que os cristãos de Tessalônica vinham enfrentando era pelo fato de fazerem parte do reino de Deus e de Cristo. A partir do momento que alguém se converte para Cristo pelo evangelho libertador passa a ser alvo direto do império das trevas, que arregimenta todos os elementos em que tem influência para se levantarem contra o seguidor do Senhor Jesus Cristo. Por isto que estar escrito: Todo aquele que vive piamente para Cristo Jesus, padecerão perseguições. O Diabo com os seus demônios usam as pessoas sobre as quais ele tem influência para perseguirem os servos de Cristo.

SE DE FATO É JUSTO DIANTE DE DEUS. O escritor não espera que haja justiça correta da parte dos homens ímpios, ao mesmo tempo em que recomenda aos seguidores do reino de Deus de Tessalônica de que não reajam, mesmo sedo injustiçados pelas autoridades. Mas apela para a justiça de Deus, sabendo que o Senhor, justo juiz, sabe quem estar com a razão. Até certo ponto, o apóstolo espera uma ação da parte de Deus em defesa dos cristãos de Tessalônica, no sentido de serem eles defendidos pelo Senhor. E do outro lado, deseja justiça contra os opositores da igreja de Cristo.

QUE DÊ EM PAGA TRIBULAÇÃO. O escritor não estar exigindo ou cobrando uma punição severa contra os inimigos da igreja de Tessalônica. Mas apenas esperando que os tais sejam recompensados conforme o que eles vinham fazendo e praticando.

AOS QUE VOS ATRIBULAM. O apóstolo não faz uma denúncia dando nome aos bois, como se costuma dizer. Mas, a história do cristianismo revela quem eram os perseguidores dos cristãos primitivos. O império romano foi o maior inimigo da igreja de Cristo na terra. Tentar esconder esta realidade é ir contra a própria verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...