quarta-feira, 26 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 3:13

2 Tessalonicenses 3:13 - E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
E VÓS. Nos textos anteriores o apóstolo vinha recomendando e exortando aos desordeiros para que vivessem do seu trabalho com sossego, sem serem um peso para a igreja de Cristo. Agora, neste ponto, o autor se dirige aos irmãos da igreja de Tessalônica para lhes transmitir um conselho prático que faz parte dos mandamentos de Cristo que é o amor fraternal uns pelos outros. Certamente Paulo quando presente entre os irmãos já havia transmitido de forma oral tais conselhos aos seguidores de Cristo naquela igreja. No entanto, como a tradição oral é um tanto vulnerável ao esquecimento, agora por carta, ele não perde a oportunidade de exortar aos discípulos de Cristo sobre como se deve ser incansáveis na prática do bem.

IRMÃOS. O costume de se chamar alguém de irmão mesmo sem pertencerem aos mesmos pais biológicos já era uma prática comum entre os israelitas. Primeiro porque eles eram conscientes de que todos são filhos de um mesmo pai e uma mesma mãe, Adão e Eva. Depois, os Judeus tinham como Pais comuns os chamados heróis da fé, Abraão, Isaque e Jacó. Como os bons costumes do judaísmo foram transferidos para o cristianismo, com essa tradição, não poderia ser diferente. Desde os tempos da igreja primitiva que os cristãos de todos os tempos se consideram irmãos uns dos outros, por terem um mesmo Pai, em Cristo Jesus Nosso Senhor.

NÃO VOS CANSEIS. Todos aqueles que pertenciam à mesma família de Deus deveriam ser incansáveis na prática de coisas boas ao seu próximo, principalmente aos domésticos da fé. Essa expressão do autor nos leva a pensar de que a obra da caridade para com o nosso semelhante deve ser permanente. Pouca gente gosta de fazer favores a uma mesma pessoa por várias vezes, no entanto, o conselho do autor é de que os irmãos de Tessalônica fossem repetitivos na doze de fazer o bem sem olhar a quem e quantas vezes fosse necessário. A igreja desta época passava por muitos problemas de perseguição e os cristãos precisavam ajudar-se mutualmente.

DE FAZER. O verbo usado neste ponto pelo autor sagrado nos leva a conjecturar de que a intenção do apóstolo era de recomendar aos irmãos que exercitassem a prática de boas obras, assim como eles já estavam bem instruídos de forma teórica. Era o momento de por em prática a teoria. O amor fraternal ensinado pelo Senhor Jesus deve sair do discurso para a prática, da teoria para a ação. Não adianta dizer que ama o próximo e na realidade não fazer nada por ele em termos reais.

O BEM. A igreja primitiva vinha desde o tempo de Cristo sendo perseguida pelos Judeus, pelos líderes das religiões pagãs, pelos gnósticos como representantes das religiões naturais e principalmente pelo império romano. A maioria dos irmãos tinham seus bens confiscados e suas propriedades tomadas pelo governo. Neste tempo, não era nada fácil se declarar um seguidor do cristianismo. Com tudo isso, os irmãos precisam se unir na prática do amor fraternal para sobreviverem a tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...