sábado, 22 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 2:17

2 Tessalonicenses 2:17 - Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.
CONSOLE. No texto anterior o autor estava descrevendo sobre o Senhor Jesus Cristo e Deus, o Pai. De forma que o desejo do escritor é de que Deus em Cristo Jesus console os seus leitores. Na realidade os cristãos primitivos viviam momentos de perseguições por parte das demais religiões e principalmente do império romano que não reconheceu de início o cristianismo como religião. Assim como também pairava sobre a mente dos seguidores de Cristo daquela época, a ansiedade pela volta eminente de Cristo para buscar a sua igreja. No entanto, o apóstolo esperava que Deus por Cristo consolasse os cristãos de Tessalônica, com paz e tranquilidade.

OS VOSSOS CORAÇÕES. Na maioria das vezes em que o evangelho fala sobre o coração do homem, se refere não ao órgão físico do nosso corpo, e neste caso se refere justamente ao homem interior, sua alma e seu espírito. Na época em que esta carta foi escrita haviam rumores de que o governo do anticristo já estava sendo implantado no mundo de então. Porem, a igreja tinha esperança e fé de que antes da implantação do governo do anticristo na esfera terrena, o Senhor Jesus voltaria para arrebatar os remidos que ele comprou. Como Cristo ainda não tinha voltado isso provocava inquietação e ansiedade nos corações dos cristãos daquela época.

E VOS CONFIRME. Além das consolações necessárias naquele momento de angustias e ansiedades nos corações dos servos de Cristo, o autor deseja também que Deus em Cristo Jesus dê a devida firmeza na fé e na esperança aos seus leitores. Depois de enfrentarem tantas perseguições, terem os seus bens confiscados pelo governo e sofrerem tantas angustias, não adiantava nada, se porventura se desviassem das verdades que haviam recebido e crido. O escritor sabia de que muitos em meio às perseguições negavam a fé e apostatavam do que tinham crido, por isso que ele pede a Deus por Cristo para que o Senhor dê firmeza na fé aos seus leitores.

EM TODA BOA PALAVRA. Nem toda palavra é boa, assim como nem toda palavra pregada nos púlpitos das igrejas é a palavra de Deus. A boa palavra é aquela que está de conformidade com o evangelho genuíno de Cristo Jesus. Tanto os que ensinam como os que pregam precisam dar a mais pura interpretação do que está escrito no evangelho do Senhor Jesus. Quando o autor descreve sobre um outro evangelho em (Gálatas 1:6-9) é porque existem muitos pregadores que por interesses pessoas deturpam a mensagem do evangelho de Cristo. A boa palavra sobre a qual o escritor fala diz respeito ao que se ensina ou se prega de acordo com o Espírito de Deus, e não de conformidade com as ideologias pessoas dos que pregam ou ensinam.

E OBRAS. Não é que as boas obras possa salvar a quem quer que seja, mas como discípulos de Cristo devemos dar bons exemplos de quem efetivamente segue o amor fraternal. A salvação é uma obra exclusiva da redenção já feita por Cristo em seu sacrifício expiatório e lugar dos pecadores. Quando o cristão pratica uma boa ação ele esta dando uma prova prática de que procura viver o segundo mandamento da lei de Cristo, que é o amor fraternal para com o próximo. E Paulo deseja que Deus em Cristo confirme os seus leitores não somente no evangelho, mas também nas boas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...