sábado, 1 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 1:8

2 Tessalonicenses 1:8 - Como labaredas de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
COMO LABAREDAS DE FOGO. Essa é uma linguagem de julgamento. E neste ponto é bem provável que o escritor se refira a segunda etapa da vinda de Cristo para socorrer a Israel e julgar as nações ímpias que não deram crédito a mensagem das boas novas do evangelho. Geralmente, nas guerras antigas, quando uma nação derrotava os seus inimigos, comumente se tocava fogo em suas cidades, nas plantações, nos animais e nos próprios homens. Portanto, isso representa justamente as revelações das etapas mais rigorosas da grande tribulação, quando Deus manifestará a sua ira na terra.

TOMANDO VINGANÇA. As escrituras falam sobre que os homens todos hão de prestarem contas dos seus feitos perante o seu Criador. Os cristãos que forem dignos da salvação em Cristo serão julgados para serem recompensados pelo que fizerem de bom (2 Coríntios 5:10). Mas, os incrédulos serão punidos pela justiça divina, pelos seus feitos maléficos e principalmente pela rebelião contra o seu Criador. Essa vingança a que se refere o escritor diz respeito à punição justa e imparcial, pelo que os ímpios praticaram. É justamente a colheita, conforme o que se plantou aqui nesta vida.

DOS QUE NÃO CONHECEM A DEUS. O Criador tem se dado a conhecer de todas as formas. A vastidão do universo, mas que funciona perfeitamente, e a diversidade dos sistemas e subsistemas do nosso planeta, juntando a isso o ser humano que é uma criatura fantástica, revelam a existência de um Criador, planejador e governador de tudo que existe. No entanto, fechando os olhos a tudo isso, e embotando a sua mente e inteligência em não aceitarem esta realidade e verdade é que os homens sem Deus são merecedores do castigo. Castigo este que se traduz por perdas infinitas.

E DOS QUE NÃO OBEDECEM. Quem é que não obedece ao evangelho de Cristo? São justamente os que se mantem indiferentes às boas novas trazidas pelo Messias de Deus, como plano de salvação, mediante a nova aliança de Deus com a humanidade. São os que se mantem em estado de rebelião contra o Criador e que em um ato de alienação preferem se manter no ateísmo e na incredulidade. Essa inimizade das criaturas contra o seu Criador é o motivo maior das punições impostas aos ímpios.

AO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Já no começo do relacionamento entre Deus e o homem, que o Criador revelou a sua vontade. E a vontade boa de Deus sobre sua criação é iluminadora para que não haja caos. Em todos os tempos o Senhor imprimiu na mente dos homens suas leis e vontades, com o objetivo de sempre proporcionar o que há de melhor para a raça humana. Por fim, veio o Deus homem, Emanuel, Deus conosco, Jesus de Nazaré, e entregou por meio do evangelho a humanidade o melhor programa de salvação para os seres humanos. Quem obedece as regras estabelecidas pelas boas novas do evangelho, faz a vontade do Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...