sábado, 22 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 2:15

2 Tessalonicenses 2:15 - Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
ENTÃO IRMÃOS. O autor chama os seus leitores de irmãos porque os considerava como pessoas bem chegadas e porque tanto Paulo quanto os cristãos de Tessalônica pertenciam à família de Deus, tendo como irmão mais velho, o Senhor Jesus Cristo. Todos os seres humanos são criaturas de Deus e irmãos em Adão e Eva. De acordo com o evangelho da verdade, todos aqueles que recebem a Cristo como Senhor e salvador são chamados de filhos de Deus, os que creem em seu nome (João 1:11). Desde o começo do cristianismo que todos os discípulos de Cristo são irmãos na fé.

ESTAIS FIRMES. Diante dos rumores que se ouviam a respeito das falsas doutrinas e de um outro evangelho que circulava nos arredores de Tessalônica, o autor sagrado expressa sua preocupação com os seguidores de Cristo naquela cidade. E o seu grande desejo é de que todos permanecessem firmes nos caminhos do Senhor, sem negar a fé genuína no poderoso evangelho da graça e esperando a vinda de Cristo para arrebatar a igreja, porque somente depois disto é que surgiria o anticristo. Somente firmes na fé em Cristo Jesus é que os irmãos alcançariam as promessas de Deus para a salvação.

RETENDE AS TRADIÇÕES. As igrejas conheciam os ensinos deixados por Cristo durante o seu ministério de pregação, como também os apóstolos e líderes da igreja primitiva vinham transmitindo incansavelmente as tradições concernentes à nova dispensação da graça, e o próprio Paulo, como missionário enviado aos gentios, não cessava de ensinar nas igrejas onde fundava e aonde dava assistência, sobre os fundamentos do evangelho da verdade de Cristo. Estas tradições a que se refere o escritor dizem respeito ao evangelho de Cristo, no que concerne à nova dispensação da graça.

QUE VOS FORAM ENSINADAS. A igreja de Tessalônica era bem instruída nos ensinos deixados por Cristo e os seus representantes depois de sua ascensão. Cristo durante o seu ministério de pregação entre os seus apóstolos os ensinou de que fizessem discípulos de todas as nações (Mateus 28:19-20). Com isso, os apóstolos do Senhor Jesus tinham como missão levar as boas novas do evangelho de Cristo a toda criatura (Marcos 16:15). Principalmente Paulo, que foi chamado e enviado por Cristo a pregar e ensinar as boas novas do evangelho aos povos gentílicos, e isso ele fez muito bem.

SEJAM POR PALAVRAS. O próprio Senhor Jesus exerceu plenamente o seu ministério de pregação entre o povo de Israel e por onde passava. E a maioria dos apóstolos seguindo o exemplo do Mestre se dedicaram em pregar as boas novas da graça de Deus por todas as partes, principalmente depois da ascensão do Senhor Jesus. No caso de Paulo, ele exerceu de forma vigorosa o seu ministério de pregação e ensino das tradições do cristianismo, fundado pelo Senhor Jesus, por meio da palavra pregada.

SEJAM POR EPÍSTOLAS NOSSA. Além do ministério de pregação largamente exercido pelo grande apóstolo dos gentios, Paulo foi um dos privilegiados, dentre outros, em participar da escrita do novo testamento. Sejam por meio de cartas, missivas ou epístolas, o autor fez questão de deixar registrados seus ensinos sobre as tradições do cristianismo. Ao que tudo indica, as epístolas de Paulo circulava entre as igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...