segunda-feira, 17 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 2:5-6

2 Tessalonicenses 2:5-6 - Não vos lembrais de que eu vos dizia estas coisas quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja revelado.
NÃO VOS LEMBRAS. O autor mostra o antídoto apropriado aos seus leitores, no sentido de combater qualquer dúvida sobre as verdades que ele já havia lhes ensinado sobre o assunto hora em pauta. Os Tessalonicenses não tinham razões para estarem se deixando levar pelos falsos ensinos, dos penetras judaizantes nem dos falsos mestres gnósticos, de que o anticristo já estava no mundo, no período em que esta carta foi escrita. Eles também não tinham motivos para ficarem perturbados com os anúncios falsos dos pregadores enganadores, até porque o próprio Paulo, assim como os demais defensores do evangelho verdadeiro, já haviam tratado pessoalmente destas polêmicas em todas as igrejas. Só bastava lembrar-se de tudo.

DE QUE EU VOS DIZIA ESTAS COISAS. Não se sabe ao certo quantas vezes o apóstolo esteve visitando a igreja cristã em Tessalônica. Certo é dizer que todas as vezes que esteve presente naquela comunidade cristã, buscou pregar a mensagem do evangelho das boas novas de Cristo, e uma das pautas de suas preleções foi justamente o período na manifestação do anticristo na terra, que conforme a verdade do evangelho, não se dará antes da vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja. Como missionário que era o apóstolo se deslocava de cidade em cidade pregando as boas novas de Cristo, como também, dando assistência às igrejas por ele fundadas, sempre visitava os cristãos por onde passava ensinando a palavra de Deus.

QUANDO AINDA ESTAVA CONVOSCO. O autor confirma sua presença pessoalmente em tempo anterior com os seus leitores. Como ministro do evangelho de Cristo o apóstolo tinha uma preocupação significativa com os ensinos genuínos das doutrinas do evangelho da nova aliança da graça. Pelo que se sabe, o ministério de pregação de Paulo foi muito mais robusto em conteúdo do que suas obras literárias por escrito. De maneira que seja ensinando por meio das pregações ou escrevendo suas epístolas para as igrejas, o autor desta carta deixou registrada sua marca como alguém que dedicou sua vida a compartilhar o evangelho das boas novas de Cristo.

E AGORA VÓS SABEIS O QUE O DETÉM. Neste ponto, o autor retoma o seu tema principal do assunto que vinha tratando com os seus leitores. Quem estava sendo detido era justamente o anticristo, em que há de se manifestar somente no período próprio determinado por Deus. O Espirito de Deus que está com a igreja na terra é um dos detentores da manifestação do anticristo na terra, assim como a presença da própria igreja do Senhor Jesus. E acima de tudo é o poder de Deus quem o detém.

PARA QUE A SEU PRÓPRIO TEMPO SEJA MANIFESTO. Cristo vira para arrebatar a sua igreja e depois do arrebatamento se manifestará esta personagem maléfica, chamado o anticristo. Será um homem poderoso na política e na religião em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...