domingo, 23 de novembro de 2014

2 Tessalonicenses 3:10-11


2 Tessalonicenses 3:10-11 - Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos falar que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
PORQUE QUANDO AINDA ESTAVA CONVOSCO. Não se sabe ao certo quanto tempo nem quantas vezes o apóstolo Paulo esteve entre os irmãos de Tessalônica. Mas, o que se sabe é que ele foi um dos principais fundadores daquela comunidade cristã. Como missionário do cristianismo, ele se deslocava de cidade em cidade em busca de levar as boas novas do evangelho da nova dispensação aonde Cristo ainda não era conhecido. No entanto, Paulo ficava em cada comunidade o tempo suficiente para preparar líderes locais para darem continuidade a obra de Cristo em cada localidade.

VÓS MANDAMOS ISTO. O que o apóstolo mandou que os irmãos de Tessalônica fizessem? Justamente o que está escrito nos textos anteriores: Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. Estes eram ensinos que os líderes de Tessalônica já eram conhecedores.

QUE SE ALGUÉM NÃO QUER TRABALHAR NÃO COMA TAMBÉM. Este “trabalhar” a que se refere o autor sagrado, não diz respeito à obra de Deus, mas sim as atividades seculares. Nos textos anteriores o apóstolo deixou bem claro que ele próprio trabalhava dia e noite, na construção de tendas, para se manter e não comer o pão de ninguém de graça, e que os irmãos fossem seus imitadores neste particular. Se alguém não trabalhasse nas atividades seculares, a igreja não tinha obrigação de sustenta-lo.

PORQUANTO OUVIMOS FALAR. Apesar de ausente, por conta de suas atividades evangelizadoras por todas as parte, porem, Paulo tinha o seus informantes para lhe manter bem informado dos fatos que aconteciam em todas as igrejas que ele fundou e que era supervisor, ou bispo. E as informações que tinham chegado ao apóstolo eram de que alguns, simplesmente pelo fato de pregarem a palavra de Deus, queriam ser sustentados pela igreja. Paulo não aceitava este tipo de barganha.

QUE ALGUNS ENTRE VÓS ANDAM DESORDENADAMENTE. Primeiro, estes malandros não pertenciam ao ministério ordenado pelo apóstolo Paulo. Até porque os que foram ordenados pelo grande missionário dos gentios estavam instruídos de que não deveriam ser sustentados pela igreja, mas deveriam trabalhar em suas atividades seculares para não dependerem da igreja. Certamente estes eram pregadores itinerantes, se auto intitulando de ministros do evangelho de Cristo.

NÃO TRABALHANDO, ANTES FAZENDO COISAS VÃS. Quem não trabalha em suas atividades seculares para se manter, também não deve ser sustentado pela igreja. Até porque a igreja não tem obrigação de sustentar malandro. Estes desordeiros viviam batendo perna de casa em casa dos cristãos, dizendo-se pregadores do evangelho somente para não trabalharem e se aproveitarem da boa vontade alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...