quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Tito 3:6-7

Tito 3:6-7 - Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador. Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
QUE ABUNDANTEMENTE ELE DERRAMOU SOBRE NÓS. O que Cristo derramou abundantemente sobre nós? O Espírito Santo, que produz no homem a regeneração e a renovação. Quando ainda estava entre os seus apóstolos, Cristo falou sobre sua ascensão para se assentar a destra de Deus, ao mesmo tempo em que prometeu nos enviar o Espírito Santo de Deus como Consolador para trabalhar no desenvolvimento e crescimento de sua igreja e na preparação da mesma para o grande dia de sua volta para arrebatar os remidos. O Espírito Santo é derramado sobre a igreja de Cristo.

POR JESUS CRISTO. O Espírito Santo é derramado por Deus, mediante a intercessão de Jesus Cristo, nosso Salvador. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, também conhecido dentro da mensagem do evangelho das boas novas como sendo Jesus de Nazaré. O nome Jesus significa: Salvador, conforme Mateus 1:21 – Porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome designativo “Cristo”, nos fala da missão do Messias de Deus, que é o mesmo Emanuel, Deus conosco, prometido nas páginas do Velho Testamento. A palavra Cristo nos fala da redenção da humanidade, por meio da propiciação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

NOSSO SALVADOR. Um pouco antes, o autor havia escrito sobre “Deus como Salvador”, mas neste ponto, como na maioria das referências do Novo Testamento, é Jesus Cristo que é o Salvador. Dentro das sagradas escrituras, tanto Deus Pai, quanto Cristo Jesus são descritos como “Salvador”. No entanto, dada à missão do Messias de Deus, como Salvador da humanidade, é Jesus Cristo, que o evangelho apresenta como nosso Salvador. E isso envolve a expiação que ele efetuou em prol dos pecadores.

PARA QUE, SENDO JUSTIFICADOS PELA SUA GRAÇA. A palavra “graça”, neste caso, significa “favor não merecido”, e engloba todo o arcabouço da obra redentora do Filho de Deus em benefício da humanidade perdida. Vale lembrar o que o mesmo autor escreveu em Efésios 2:8,9 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie. Se alguém vai ter o privilégio de ser salva é pela graça de Cristo e não por méritos pessoas.

SEJAMOS FEITOS HERDEIROS. Essa graça de Cristo nos dá o direito de sermos feitos filhos de Deus e, portanto, herdeiros de Deus. João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Romanos 8:17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

SEGUNDO A ESPERANÇA DE VIDA ETERNA. Por que Paulo escreve sobre a vida eterna baseada na esperança? Porque a salvação tem seu fundamento na esperança, em se tratando do lado humano, na esperança de vida eterna. Qualquer um dos servos de Cristo, enquanto estiverem neste mundo, correm o risco de se desviarem dos caminhos do evangelho ou apostatarem da fé. Portanto, tomamos posse da vida eterna em esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...