domingo, 8 de março de 2015

Filipenses 2:12

Filipenses 2:12 - De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor.
DE SORTE QUE, MEUS AMADOS. Essa frase, de sorte que, representa uma mudança do assunto que o autor vinha descrevendo para os seus leitores. Nos textos anteriores, ele ensinou sobre como Cristo se tornou o Senhor de tudo e de todos. Mas, a partir de então, Paulo começa a dar alguns conselhos sobre as doutrinas do evangelho de Cristo. E a expressão, meus amados, nos ensina sobre o tratamento amoroso em que o apóstolo costumava dirigir aos líderes, das igrejas por ele fundadas, como também das igrejas espalhadas no mundo gentílico. Sem falar que o amor fraternal era o cumprimento do segundo mandamento da legislação de Cristo.

ASSIM COMO SEMPRE OBEDECESTES. Os cristãos de Filipos eram servos de Cristo que tinham prazer em obedecer aos ensinos de Cristo, bem como aos decretos dos apóstolos, principalmente tudo aquilo que Paulo, como missionário de Cristo aos gentios, lhes havia transmitido. Essa igreja, para a qual Paulo estava escrevendo ficou sendo conhecida, como uma igreja fiel aos ensinos contidos nos estatutos, da nova aliança de Deus com a humanidade, por meio de seu Filho Jesus. Mesmo em meio as muitas perseguições que eles tiveram que enfrentar foram em tudo fieis.

NÃO SÓ NA MINHA PRESENÇA. Paulo, não só foi o fundador principal daquela igreja na cidade de Filipos, mas em seus primeiros momentos, se deixou se gastar exaustivamente em ensinar aos seguidores de Cristo naquela comunidade, os caminhos do reino de Deus. Além do mais, mesmo em viagem missionárias, sempre que possível retornava ao seio daquela igreja para saber do estado espiritual em que os irmãos se encontravam. Filipos era uma cidade estratégica, para que o apóstolo fizesse missões naquela região circunvizinha, anunciando o evangelho de Cristo.

MAS MUITO MAIS AGORA, NA MINHA AUSÊNCIA. Conforme ao que tudo indica, e de acordo com a tradição cristã, Paulo se encontrava preso em Roma, quando escreveu esta carta, a igreja de Cristo que estava em Filipos, é tanto que esta carta é conhecida como a epístola da prisão de Paulo. E como prisioneiro do império romano, ele não tinha como está presente naquela igreja. Mas mesmo assim, esperava que os remidos de Cristo naquele lugar, honrassem os compromissos deles com Cristo e o seu reino, obedecendo aos ensinos que eles já haviam recebido do evangelho.

ASSIM TAMBÉM OPERAI A VOSSA SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR. Por conta das intensas perseguições que aquela igreja estava passando, a preocupação do apostolo era de que alguns viessem a apostatar da fé, eis a razão porque ele recomenda que todos fossem prudentes, em não rejeitarem a salvação em Cristo Jesus. Para tanto, se fazia necessário olhar com temor e tremor para todas as verdades que eles já conheciam, a fim de não recuarem os mandamentos que já havia recebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...