domingo, 1 de março de 2015

Filipenses 2:5

Filipenses 2:5 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
DE SORTE QUE. Era de fato, um momento decisivo para a igreja de Filipos, ou tudo ou nada. Paulo estava preso, e com isso, não podia comparecer naquela região para resolver pessoalmente estes problemas de divisão naquela igreja. Esta carta era um teste da autenticidade do seu apostolado e ministério, até porque como fundador daquela comunidade cristã, ele esperava que os irmãos, principalmente os líderes da igreja tomassem os seus conselhos. O chamado do missionário era de que todos buscassem se unir para vencer as perseguições levantadas pelos inimigos do evangelho de Cristo. Para o cristianismo era uma questão de sobrevivência.

HAJA EM VÓS. A exortação do escritor era para que os seus leitores passassem da teoria a prática, de tudo aquilo que eles já haviam ouvido e que agora estavam recebendo por meio desta epístola. As recomendações não eram dirigidas aos cidadãos comuns de Filipos, nem aos hereges que tentavam desviar os seguidores de Cristo do evangelho. Estes ensinos da parte de Paulo, tinha endereço certo, que era a igreja de Cristo naquela cidade, incluindo todos os que faziam parte do corpo de Cristo, principalmente os líderes daquela comunidade cristã, que estavam fazendo corpo mole para não defenderem a igreja, diante das autoridades romanas.

O MESMO SENTIMENTO. Em textos anteriores, o autor desta carta já havia solicitado que, este mesmo sentimento estivesse em todos os corações, dos que eram pertencentes ao reino de Cristo. E agora, Paulo aponta para o exemplo máximo a ser seguido, que é justamente o grande Mestre de quem eram discípulos ou seguidores os cristãos de Filipos. E quando olhamos para os sentimentos de Cristo, logo descobrimos que todas as suas atividades e ministério foi efetivamente para unir um povo seu, zeloso de boas obras. O Mestre Jesus demostrou que os trabalhos do reino de Deus são feitos em equipe, e dentro do possível, em perfeita unidade de propósito.

QUE HOUVE TAMBÉM. O Messias de Deus, Jesus de Nazaré, quando veio a este planeta, como sendo o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens, ele trouxe consigo uma missão deveras bastante importante, que era formar o novo Israel de Deus, que na nova dispensação é a igreja de Cristo, composta pelos remidos em Cristo Jesus, o Salvador. O sentimento do Filho de Deus era unir em um mesmo reino, o reino de Deus, gente de todos os povos, línguas e nações. Todos quantos fazem parte da igreja de Cristo, que é o reino de Deus, estão unidos pelo vínculo do amor fraternal, que é o segundo mandamento da legislação de Cristo Jesus.

EM CRISTO JESUS. Que haja em vós, o mesmo sentimento que houve também, em Cristo Jesus. Como discípulos de Cristo, os cristãos de Filipos tinham como obrigação seguirem as pisadas do grande Mestre, Jesus Cristo. O nome Jesus quer dizer; Salvador, ou aquele que veio para salvar. E Cristo, fala sobre a missão do Messias, ungido e enviado pelo Pai para implantar a nova dispensação da graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...