terça-feira, 31 de março de 2015

Filipenses 3:18


Filipenses 3:18 - Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.
PORQUE MUITOS HÁ. Ainda quando estava na igreja de Filipos, seja nos primórdios de sua fundação ou no desenvolvimento dos trabalhos evangelísticos, e ainda no andamento da obra de Deus naquele lugar, que o apóstolo já advertia ao povo de Deus naquela igreja, sobre os que se posicionavam contra o cristianismo. Assim como os Judeus se levantaram contra o Senhor Jesus no seu ministério, até que o mataram por meio da crucificação, do mesmo modo, os inimigos do evangelho da verdade continuavam investindo contra o avanço da igreja de Cristo no mundo.

DOS QUAIS. O autor se refere aos judaizantes, que rejeitaram o Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo, eles que incitaram as autoridades romanas para que condenassem ao Salvador do mundo, o Cristo de Deus. Paulo também escreve sobre os falsos mestres gnósticos, que com suas filosofias religiosas do engano tentavam confundir a mente dos cristãos. Por fim, ele também acusa os líderes das seitas heréticas e chefes das religiões pagas e naturais, que lutavam para reaver os adeptos de suas religiões que se converteram ao cristianismo, por ser a religião de Cristo.

MUITAS VEZES VOS DISSE. Quando ainda estava entre os irmãos de Filipos, o apóstolo gastou tempo em combater estes inimigos do cristianismo, ensinado a igreja de Cristo naquele lugar, a respeito dos hereges que se infiltrariam no meio do povo de Deus, para semearem suas ervas daninhas com filosofias de perdição. Não foi somente uma ou duas vezes que o apóstolo alertou a igreja de Filipos sobre estes opositores do evangelho, mas por muitas e diversas vezes os ensinou sobre isso.

E AGORA TAMBÉM DIGO, CHORANDO. Como o autor estava ausente da igreja de Filipos, por se encontrar preso por amor ao evangelho de Cristo, uma profunda tristeza se abatia sobre a alma do apóstolo, movido pela preocupação de que, os hereges conseguissem enganar alguns com suas filosofias do engano, levando a muitos a se desviarem da graça de Deus, por Cristo Jesus e da nova aliança de Deus com os homens. A preocupação do apóstolo era tanta que ele chegou a chorar de tristeza.

QUE SÃO INIMIGOS. O império das trevas tomava conta dos opositores do cristianismo, ao ponto de serem usados para combater de forma terrível contra a igreja do Senhor Jesus. Nesta época, quem se declarasse seguidor do evangelho das boas novas, e, portanto, do cristianismo, era considerado inimigo do império romano e das religiões oficiais de Roma. Milhares de cristãos foram presos e mortos pelos inimigos da igreja.

DA CRUZ DE CRISTO. Os judaizantes procuravam provar pela lei, e os documentos religiosos das Escrituras que, o Cristo de Deus não era o Messias prometido no Velho Testamento. Com isso, todos os opositores do cristianismo buscavam desfazer o que Cristo havia ensinado, bem como os seus apóstolos e escritores do Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...