sexta-feira, 13 de março de 2015

Filipenses 2:22-23

Filipenses 2:22-23 - Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai. De sorte que espero vo-lo enviar logo que tenha provido a meus negócios.
MAS BEM SABEIS QUAL A SUA EXPERIÊNCIA. Não se sabe ao certo se Paulo estava desejoso de enviar Timóteo a Filipos para ficar permanentemente com aquela igreja ou apenas para ficar por um tempo, ou ainda apenas para fazer uma visita rápida e tomar conhecimento do que estava acontecendo naquela igreja, levando consigo esta carta. O que se sabe por certo era de que, Timóteo já era conhecido dos irmãos de Filipos, e principalmente suas atividades em prol do evangelho juntamente com Paulo. É provável que o autor se refira a sua experiência como pregador do evangelho.

E QUE SERVIU COMIGO NO EVANGELHO. É de conhecimento comum, que Timóteo era um dos auxiliares de Paulo em suas campanhas missionárias no mundo gentílico, por onde pregava as boas novas do evangelho libertador do Senhor Jesus. Com isso, é certo afirmar que Timóteo também cooperou com Paulo, não somente na fundação da igreja de Cristo na cidade de Filipos, mais que esteve com o apostolo em outras tantas oportunidade naquela igreja, pregando a palavra de Deus e cuidando dos interesses daquela comunidade. Timóteo servia e cooperava com Paulo em seu ministério.

COMO FILHO AO PAI. Essa frase nos faz defender que Timóteo era de fato um filho na fé de Paulo, e que havia um respeito mutuou entre ambos em tudo, principalmente no tocante a vida cristã. Eles eram muito mais do que companheiros de ministério, ou amigos pessoais, eles se consideravam como pai e filho. Timóteo não servia a Paulo por dinheiro, nem para ganhar fama ou posição, mas ele cooperava com o apostolo por amor e se dedicava como se fosse filho mesmo de Paulo. Até por reconhecimento da importância que o apostolo tinha na edificação de sua fé.

DE SORTE QUE ESPERO VO-LO ENVIAR. Como Paulo não dependia da igreja para exercer suas atividades missionárias, porque ele trabalhava com suas próprias mãos para não depender de ninguém. Mas agora se encontrava preso, as provisões se tornavam escassas e só a intervenção de Deus para que ele pudesse enviar Timóteo para representá-lo em Filipos. O seu desejo era assim o fazê-lo, mas dependia de um milagre para que isso viesse a se concretizar, milagre esse que sempre acontecia.

LOGO QUE TENHA PROVIDO. O apostolo estava passando um momento muito difícil em seu ministério, pois se encontrava como prisioneiro do império romano. Com isso ele precisava muito dos seus amigos por perto para suprir as suas necessidades. E Timóteo estava sempre que possível lhe servindo pessoalmente na prisão, além de o representar em viagens por todas as igrejas fundadas por Paulo no mundo gentílico.

A MEUS NEGÓCIOS. O apostolo por se encontra preso contava com o apoio de Timóteo, que era um dos seus amigos mais próximos, e que também era um dos seus cooperadores de grande confiabilidade. Timóteo passou a ser neste caso um representante autorizado de Paulo para representá-lo diante das igrejas fundadas, pelo missionário Paulo . Além é claro de cuidar dos negócios pessoas de Paulo, bem como de acompanhar o seu caso perante as autoridades romanas do império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...