terça-feira, 10 de março de 2015

Filipenses 2:14-15

Filipenses 2:14-15 - Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas. Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.
FAZEI TODAS AS COISAS SEM MURMURAÇÃO. Neste ponto de sua carta, ao que tudo indica, Paulo esta se dirigindo aos obreiros locais, que faziam a obra de Deus naquela comunidade cristã de Filipos. O próprio Cristo deu o maior exemplo de como se deve fazer as coisas pelo reino de Deus, quando ele fez tudo por amor a causa do Pai, sem esperar recompensas financeiras pelo seu trabalho. Assim também procedeu, o apóstolo Paulo, ele que não aceitava salários da parte da igreja para fazer a obra missionária. Paulo trabalhava com as próprias mãos para não depender da igreja.

NEM CONTENDAS. Certamente o autor tinha conhecimento de algumas questões vividas pelos líderes da igreja me Filipos, no que diz respeito às divisões e brigas que ocorriam entre os que faziam parte do ministério. Ao que tudo indica havia uma disputa por cargos e posição entre os que ocupavam o ministério local. Nestes últimos dias, verdadeiras batalhas se tem travado entre os que fazem parte do ministério de cada denominação, sem falar nas guerras de interesses, que se percebem entre um ministério e outro de igrejas diferentes, o que Paulo chama de contendas.

PARA QUE SEJAIS IRREPREENSÍVEIS E SINCEROS. O que o escritor esperava dos seus leitores era de que eles se apresentassem como bons exemplos de ministros do evangelho do Senhor Jesus, principalmente quem ocupava posição de destaque perante a igreja de Cristo. A qualidade exigida pelo autor de irrepreensível, não significava que eles fossem perfeitos, mas que dessem bons exemplos dignos de obreiros que faziam com dedicação e sinceridade o obra de Cristo naquela cidade.

FILHOS DE DEUS INCULPÁVEIS. A expressão, filhos de Deus, no arcabouço do evangelho das boas novas é uma das designações para classificarem aqueles que fazem parte da igreja de Cristo. Representando todos aqueles que receberam em suas vidas a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, conforme se verifica em João 1:11 – Mas, a todos quanto o receberam deu-lhes o direito de se fazerem filhos de Deus, aos que creem no nome de Jesus. Inculpáveis, sem motivos de repreensão ou culpa.

NO MEIO DE UMA GERAÇÃO CORROMPIDA E PERVERSA. Essa é a geração daqueles que são ateus, confessos ou não, dos incrédulos e dos ímpios e de todos aqueles que se mantém no sentimento de rebelião e apostasia contra o Deus Criador de todas as coisas e o seu Cristo. São corrompidos porque não temem a Deus, vivem ao bel prazer, sem assumirem a responsabilidade de que vão prestar conta dos seus atos. E é uma geração perversa porque fazem qualquer coisa para prejudicar os outros.

ENTRE A QUAL RESPLANDECEIS COMO ASTROS NO MUNDO. Malaquias 3:18 – Então, outra vez vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. O conselho do fundador daquela igreja, o apóstolo dos gentios, Paulo, era de que os irmãos de Filipos cumprissem esta palavra escrita pelo mensageiro de Deus, sobre a diferença entre os servos de Deus e aqueles que viviam na mais louca alienação dos mandamentos de Cristo. Disse Jesus: Vós sois a luz do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...