segunda-feira, 30 de março de 2015

Filipenses 3:16-17

Filipenses 3:16-17 - Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
MAS, NAQUILO A QUE JÁ CHEGAMOS. O Autor sabia e conhecia do estado espiritual a que já havia chegado a igreja de Cristo em Filipos, desta forma ele motiva ao povo de Deus naquele lugar a se manter nos padrões das doutrinas do evangelho da verdade. Também apela para a consciência de cada um dos seus leitores para que possam fazer uma reflexão introspectiva sobre o estado espiritual de cada um, porque por mais sábio que seja o líder, não conhece totalmente o que se passa no coração dos seus liderados. É como se Paulo chamasse a responsabilidade de cada um dos seguidores do evangelho em Filipos a tomarem suas posições de servos fieis aos princípios da ética.

ANDEMOS SEGUNDO A MESMA REGRA. A igreja não era, nem nunca foi uma organização desorganizada. Cristo desde o seu ministério buscou criar uma comunidade cristã bem definida com suas condutas de ética, é tanto que seus ensinos estão organizados por escrito como obras literárias de grande saber. Da mesma forma, os apóstolos e missionários do cristianismo sempre buscaram se organizarem com regras e doutrinas que os diferenciavam dos demais grupos religiosos do mundo. Essas regras fazem parte das doutrinas do evangelho de Cristo.

E SINTAMOS O MESMO. Certamente o apóstolo tentava dar uma alfinetada naqueles que mesmo fazendo parte da comunidade cristã de Filipos, mas, eram dissidentes das regras ensinados pelo próprio apóstolo quando fundou aquela igreja. O conjunto desta obra, ou o estudo desta carta nos mostra que haviam divisões e dissenções dentro daquela igreja, certamente por aqueles que faziam oposição ao apostolado de Paulo. No entanto, para os seus amigos, ele recomendava que todos vivessem de um mesmo modo e pensando do mesmo jeito, conforme as regras do evangelho de Cristo.

SEDE TAMBÉM MEUS IMITADORES, IRMÃOS. O apóstolo Paulo desde que se converteu ao cristianismo, que vinha dando exemplo de como se deve ser um verdadeiro seguidor do reino de Deus, e como tal procurava incentivar a todos os que tinham um verdadeiro encontro com Cristo a viverem de conformidade com os padrões da nova aliança de Deus com a humanidade, em Cristo Jesus. Os irmãos da igreja de Filipos conheciam o autor desta carta bem de perto, uma vez que Paulo foi um dos principais fundadores daquela igreja. E sabiam do bom exemplo que ele era.

E TENDE CUIDADO, SEGUNDO O EXEMPLO QUE TENDE EM NÓS. Como aquela igreja para a qual o apóstolo estava escrevendo passou a ocupar lugar importante para o cristianismo, neste tempo, vinham lideranças tanto de Jerusalém, quanto de outras regiões para visitarem aquela comunidade cristã. Com isso, ventos de heresias passaram a soprar sobre o povo de Deus naquela igreja, e Paulo se preocupara para que elementos estranhos às doutrinas cristãs não achassem lugar no coração dos irmãos.

PELOS QUE ASSIM ANDAM. Não somente Paulo, mas Epafrodito, Timóteo e muitos outros que eram ministros do evangelho consagrados por Paulo eram dignos de serem imitados como homens de Deus que cuidavam das doutrinas do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...