segunda-feira, 16 de março de 2015

Filipenses 2:26

Filipenses 2:26 – Porquanto ele, tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente.
PORQUANTO ELE. Epafrodito se encontrava deveras distante da sua terra, e com isso era afetado por fatores diferentes que o autor passa a nos relatar a partir de então, bem como o sentimento de saudade da igreja que ele era seu responsável e administrador, também foi afetado pelo sentimento de angustia por saber que no momento não podia estar presente na igreja de Filipos, quando muito deles estavam precisando de sua presença e serviços, em fim, juntando tudo isso, e por outros fatores que não nos é dito, ele se encontrava bastante doente, enfermo e moribundo, não sabemos de que.

TINHA MUITA SAUDADE. Nos dias de hoje, a comunicação é algo extremamente diferente, do que acorria nos tempos em que esta carta foi escrita. Na atualidade, alguém pode se encontrar do outro lado do planeta, que instantaneamente tem a possibilidade de conversar e se comunicar com quem quer que seja na hora, via telefone internet e etc. Não se sabe quanto tempo Epafrodito já estava longe da igreja de Filipos, mas o que Paulo nos faz saber é de que, ele estava cheio de saudades dos irmãos, que faziam parte da comunidade cristã por ele administrada na cidade de Filipos.

DE TODOS VÓS. É provável que muitos daqueles que faziam parte da igreja de Cristo em Filipos, fossem filhos na fé de Epafrodito e que ele conhecia a todos pessoalmente. Neste tempo, as atividades do evangelho e de quem trabalhava no ministério, eram diferentes dos dias de hoje. Na atualidade tem muitos líderes cristãos que apenas veem os membros de sua denominação nos cultos realizados nos megas templos. No tempo da igreja primitiva, as reuniões eram realizadas nas residências de cada membro dos que faziam parte da igreja de Cristo, até porque neste tempo, não tinha templos como hoje. Somente depois de 312 d.C com a aliança entre o cristianismo e o império romano é que Roma passou a permitir construção de templos para os cultos com os cristãos.

E ESTAVA MUITO ANGUSTIADO. As notícias sobre a enfermidade de Epafrodito, haviam chegado aos irmãos de Filipos, e isso provocou deveras muitas angustias no coração daquele servo de Deus. Conhecendo aquela igreja de perto por ser um dos seus principais líderes espiritual e ministerial, certamente o pânico tomou conta do coração de Epafrodito, porque ele sabia que aquela igreja se preocupava com o seu bem-estar.

DE QUE TIVÉSSEIS OUVIDO. Esta carta ainda não havia chegado às mãos dos que faziam parte do ministério na cidade de Filipos, nem era do conhecimento da igreja de Cristo naquele lugar. Não sabemos como a notícia da enfermidade de Epafrodito havia chegado aos ouvidos dos irmãos daquela cidade. O certo é que eles tomaram conhecimento de tudo.

QUE ELE ESTIVERA DOENTE. O verbo nos faz entender de que Epafrodito já não estava mais tão doente como antes ou que já estava curado. O autor também não especificou que tipo de doença havia atacado seu companheiro de ministério, nem tão pouco relatou os meios pelos quais ele havia ficado bom. Quem sabe algum milagre aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...