sexta-feira, 27 de março de 2015

Filipenses 3:13

Filipenses 3:13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.
IRMÃOS. Apesar de ser o grande apóstolo dos gentios, e por consequente, o fundador da igreja de Filipos, Paulo não se julga superior a nenhum dos que faziam parte daquela comunidade cristã. E isso ele demonstra quando chama e considera os seguidores de Cristo naquela cidade de Irmãos. Essa era uma tradição humana que se entende que todos somos irmãos em Adão, como também os israelitas se consideravam irmãos uns dos outros por meio de Abraão, Isaque e Jacó. Já no que tange ao cristianismo, somos todos considerados irmãos em Cristo Jesus.

QUANTO A MIM. O apóstolo retoma o tema anterior que ele vinha abordando, de que o seu grande empenho era para que pudesse ser digno de participar da ressurreição dos que dormem em Cristo, quando da volta do Mestre para arrebatar a sua igreja. Há quem defenda a tese de que alguns dos opositores de Paulo em Filipos duvidavam de sua autoridade pelo fato de que ele se encontrava preso. Por outro lado os seus admiradores se posicionavam em defesa do apóstolo sustentando de que ele era um homem perfeito e que, portanto, estava pronto para partir desta vida.

NÃO JULGO QUE O HAJA ALCANÇADO. Neste ponto, o apóstolo procura equilibrar a situação entre aqueles que o achavam perfeito, dando o seu próprio testemunho em sentimento de humildade, ao reconhecer que ainda não alcançou a perfeição tão desejada por todos aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar. Estamos em uma caminhada rumo a retidão de espírito, conscientes de que enquanto na carne, não estamos imune as falhas, nem blindados a práticas de erros e pecados. Os adeptos da hipocrisia religiosa precisam pensar sobre este tema abordado por Paulo.

MAS UMA COISA FAÇO, E É QUE. A vida cristã é uma jornada que deve ser incrementada com dosagens de esforços e renúncias, ao ponto de pontilharmos a nossa maneira de viver com determinação na busca pelo aperfeiçoamento na fé. A luta contra o pecado e as concupiscências da carne é diária e constante, em que precisamos a todo o momento renunciar a muitas coisas que o mundo oferece, a fim de agradarmos ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Isso faz parte da vida cristã.

ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE ATRÁS FICAM. Em textos anteriores o apóstolo havia falado sobre coisas importantes, humanamente falando, que ele teve que perder para ganhar a Cristo. Agora, ele confirma que para todas estas coisas da vida pregressa ele põe na conta da amnésia para que possa servir fielmente a Cristo.

E AVANÇANDO PARA AS QUE ESTÃO DIANTE DE MIM. Foi necessário que ele desapegasse dos privilégios que antes tinha diante da sociedade religiosa de Israel para que pudesse fazer a grande obra que estava realizando em prol do reino de Cristo. Paulo sempre estava pronto a realizar a vontade de Deus no que fosse possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...