quarta-feira, 25 de março de 2015

Filipenses 3:10-11

Filipenses 3:10-11 - Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte. Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
PARA CONHECÊ-LO. A decisão de se converter do judaísmo para o cristianismo de Paulo, sua renúncia dos cargos elevados perante a comunidade religiosa de Israel, o abandono dos privilégios de ser um fariseu da elite religiosa dos israelitas, e todas as demais perdas que ele sofreu, humanamente falando. Tudo isso, para que ele tivesse o privilégio de conhecer a Cristo Jesus, o Filho de Deus. O Messias, Jesus de Nazaré era muito esperado pelo povo de Israel, e ele veio, mas eles não o receberam. Porem, Paulo o recebeu e passou a conhecê-lo pelas revelações dele recebidas.

E À VIRTUDE DA SUA RESSURREIÇÃO. Cristo é o Senhor da vida e da ressurreição, por isso que a morte não o pode detê-lo naquela tumba fria. Já em vida e no seu ministério, o Cristo de Deus deu várias demonstrações de que tinha o poder sobre a morte, quando ressuscitou dentre os mortos algumas pessoas. No entanto, a mais clara demonstração de que ele era e é o Senhor da vida e da ressurreição ele deu quando ressuscitou ao terceiro dia de entre os mortos, para nunca mais morrer. Se Jesus não tivesse ressuscitado, seria apenas mais um profeta, como muitos outros.

E À COMUNICAÇÃO DE SUAS AFLIÇÕES. Já nas profecias messiânicas eram anunciadas sobre o Messias como Servo sofredor, porque pelas suas muitas e intensas aflições ele realizaria a redenção da humanidade. Tudo que Jesus teve que enfrentar de perseguições já era esperado, e a sua rejeição por parte da comunidade de Israel era prevista para que se inaugurasse uma nova dispensação com os gentios e todas as nações e povos do mundo. Os sofrimentos do Cristo de Deus faziam parte da obra de expiação realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

SENDO FEITO CONFORME A SUA MORTE. As nossas chagas e as nossas dores caíram sobre o Cristo de Deus, e a sua morte foi em nosso lugar para nos remir de nossos pecados e das nossas transgressões. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. A morte de Jesus foi para nos dar a salvação.

PARA VER SE DE ALGUMA MANEIRA POSSO CHEGAR. Tudo isso da parte de Paulo: Filipenses 3:8 - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo. Para que ele tivesse a possibilidade de ser salvo em Cristo.

A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS. É de comum acordo entre os muitos comentaristas do Novo Testamento de que, o apóstolo neste ponto de sua carta, não tinha mais esperança de que poderia sair da prisão, mas que seria julgado pelas autoridades romanas e condenado à morte. Neste sentido é que, ele agora aponta para a esperança de que na volta de Cristo, ele participaria do arrebatamento da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...