terça-feira, 10 de março de 2015

Filipenses 2:16

Filipenses 2:16 - Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.
RETENDO A PALAVRA. E continuam os conselhos práticos do pai na fé da igreja de Cristo em Filipos, demonstrando sua preocupação, não somente com o momento em que estava vivenciando aquela comunidade cristã, mas olhando também para o seu futuro, numa perspectiva do dia da volta de Cristo para buscar a sua igreja. O autor deseja efetivamente que os seus leitores se dedicassem em guardar a palavra que eles tinham ouvido de sua própria boca, bem como tudo sobre o evangelho da esperança.

DA VIDA. A exortação do apóstolo era de que, a igreja de Filipos não desprezasse os ensinos do evangelho que eles já haviam recebido da parte do Espírito Santo de Deus, seja por meio da pregação ou dos escritos do Novo Testamento que já estavam circulando entre as igrejas. Esta palavra da vida, diz respeito aos ensinos cristãos transmitidos pelo próprio Cristo, quando ainda estava cumprindo o seu ministério como Messias enviado de Deus, ou os ensinos transmitidos pelos apóstolos de Cristo.

PARA QUE. Se os líderes da igreja de Filipos, bem como todos que faziam parte da igreja de Cristo naquele lugar se aplicassem em praticar todos os ensinos já recebidos sobre as doutrinas cristãs, que tinham como objetivo preparar o povo de Deus para o mais importante da história da igreja de Cristo, que era justamente o dia da volta do Cristo de Deus, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Não seria em vão os irmãos daquela igreja se guardarem das corrupções do mundo perverso, pois o objetivo final e o resultado disto tudo era serem transformados, no dia da volta do Filho de Deus.

NO DIA DE CRISTO. Neste ponto do evangelho das boas novas, o dia de Cristo, diz respeito ao dia da volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, que ele comprou com o seu sacrifício expiatório da cruz do calvário. Os escritores do Novo Testamento não tinham noção do hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo e o dia da sua volta para buscar os redimidos, é tanto que já se passaram mais de dois mil anos. No entanto, esta mesma esperança permanece em nós sobre este grande dia.

POSSA GLORIAR-ME. Esta é de fato uma grande declaração de amor e afeto, do apóstolo pelos remidos de Cristo. O seu grande desejo era poder saber que seu trabalho em prol daquela igreja teria resultado positivo. A sua glória era poder ver que aquela igreja estava pronta para o grande dia da volta de Cristo, porque as suas atividades naquele campo missionária não teriam sido em vão.

DE NÃO TER CORRIDO. Se Jesus voltasse naquele momento da história da igreja, e os irmãos de Filipos não estivessem dignos de participar do arrebatamento, seria uma decepção para Paulo. Correr neste caso representa a dedicação e o esforço de Paulo, em pregar as boas novas do evangelho, naquela cidade.

NEM TRABALHADO EM VÃO. Não foi fácil para o missionário desbravar aquele campo missionário, nem tão pouco teria sido fácil manter viva aquela igreja em um mundo gentil e pagão. Foi necessário muito trabalho, dedicação e esforço para fundar aquela igreja. Seria muito triste para o apóstolo ver que suas labutas pelo bem daquela obra teria sido em vão. Trabalhos e fadigas foram empregados naquela cidade pelo apóstolo, em prol daquela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...