quarta-feira, 18 de março de 2015

Filipenses 2:30


Filipenses 2:30 - Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço.
PORQUE PELA OBRA. O autor escreve a respeito da dedicação absoluta de epafrodito, em prol do reino de Cristo e o quanto ele se empenhou sem reserva para executar sua missão, como ministro do evangelho das boas novas. Essa obra a que se refere o apóstolo, diz respeito aos serviços que alguém presta ao reino de Cristo, e por consequente a igreja do Senhor Jesus Cristo na terra. Também diz respeito a todo empenha que o servo de Deus faz em buscar o reino de Deus e as coisas de cima.

DE CRISTO. O serviço que Epafrodito estava prestando a Paulo, não era diretamente a ele, mas sim a Cristo, porque o apóstolo estava também inteiramente ao serviço do reino de Cristo. É bem provável que epafrodito enquanto esteve na companhia de Paulo, ficou visitando as igrejas representando o apóstolo, e fazendo as mesmas viagens missionárias que Paulo teria feito, se estivesse fora da prisão. Epafrodito era enviado por Paulo a várias regiões para cuidar das igrejas por Paulo fundadas.

CHEGOU ATÉ BEM PRÓXIMO. Certamente o autor desta carta se refere aos vários perigos que Epafrodito teve que enfrentar, para poder fazer a obra de Cristo e o representar nas muitas viagens missionárias, que ele teve que fazer representando o apóstolo. Como em textos anteriores o escritor havia escrito sobre o sério problema de doença que seu amigo e cooperador vinha passado, agora, ele nos faz saber que ele quase que partia desta vida para a vida eterna, isso em consequência da enfermidade.

DA MORTE. Na realidade, epafrodito esteve bem à beira da morte, por conta de uma doença grave que lhe acometera. Paulo não se reporta que tipo de enfermidade havia se agravado na vida do seu amigo e auxiliar, verdade é que ele quase que não escapava daquele grave estado de saúde em que se encontrava, antes desta carta ser escrita. Agora, no entanto, já não mais estava em perigo de morte, porque o pior já havia passado. Inúmeros eram os perigos nesta época que os cristãos passavam para fazerem a obra de Deus.

NÃO FAZENDO CASO DA VIDA. Essa expressão descreve sobre que, o próprio Epafrodito estava consciente de que, se partisse naquele momento, era causa de ganho. Por outro lado, isso que dizer que, ele estava disposto a enfrentar a própria morte, se fosse necessário, em prol da obra de Deus, se assim o Senhor quisesse.

PARA SUPRIR PARA COMIGO. Epafrodito havia sido justamente enviado pela igreja de Cristo em Filipos, para ajudar a Paulo neste momento de aprisionamento. Os comentaristas do Novo Testamento afirmam de que, epafrodito ao chegar em Roma onde estava Paulo, passou a exercer papeis importante no ministério do apóstolo, porque foi enviado por Paulo em várias viagens missionárias e ministeriais.

A FALTA DO VOSSO SERVIÇO. Como também, ele, epafrodito, passou a servir a Paulo ali na prisão como seu auxiliar, que cuidava dos negócios do apóstolo. Paulo necessitava de cuidados pessoas, bem como de representantes que cuidasse do seu processo de soltura diante das autoridades romanas. Com isso, Epafrodito, Timóteo e outros tantos amigos do apóstolo tiveram importância fundamentais neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...