terça-feira, 31 de março de 2015

Filipenses 3:19

Filipenses 3:19 - Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.
CUJO FIM. O fim de quem? Dos judaizantes que perseguiram e condenaram a morte e morte de cruz o Senhor Jesus, e que depois dele procuravam fazer o mesmo com os seguidores do cristianismo. Dos falsos mestres gnósticos que usavam as filosofias enganadoras para tentarem confundir a mente dos seguidores de Cristo, negando o valor remidor do sacrifício do Filho de Deus. Dos chefes das religiões pagas e politeístas que perseguiam os líderes do cristianismo, lhes culpando pela perda de adeptos.

É A PERDIÇÃO. Para todos estes, o fim que estava já reservado era a perdição eterna, o que a bíblia chama de condenação eterna, ou segunda morte, que é a separação eterna de Deus, da vida e do bem. Todos aqueles que rejeitam a Cristo, neste tempo da nova aliança da graça, ou nova dispensação da graça, incorre nos prejuízos eterno para sua própria alma. Neste perigo estão incluídos os hereges e todos aqueles que fazem oposição às verdades do evangelho e ao verdadeiro cristianismo do Senhor Jesus Cristo.

CUJO DEUS. Os seguidores do verdadeiro cristianismo acreditam apenas no Deus Pai, Filho e Espírito Santo, enquanto que, os homens materialistas seguem a vários deuses conforme lhes são convenientes. O deus dos hereges são os seus próprios interesses, as coisas matérias e tudo aquilo que lhes servem de proveito para esta vida terrena. Os inimigos do evangelho não tem a Cristo Jesus como sendo o Emanuel, ou seja, Deus conosco. O evangelho diz que Jesus é Deus (João 10:30).

É O VENTRE. O autor afirma que, o deus dos hereges é o seu próprio ventre. Certamente aqueles que se levantavam contra o cristianismo primitivo só estavam pensando em comida e tudo que importava para eles era a gula. Essa é uma expressão que representa muito bem os que só pensam nas coisas terrenas, nas coisas matérias e nas coisas do mundo. Enquanto que os seguidores de Cristo buscam o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima.

E CUJA GLÓRIA É PARA CONFUSÃO DELES. Os judaizantes, os falsos mestres gnósticos e outros que se infiltravam no meio dos cristãos para promoverem confusão, assim procediam buscando glória pessoal e enalteciam aqueles para quem eles estavam a serviço. No entanto, encontravam resistência por parte daqueles que haviam se convertido ao cristianismo de verdade, com isso, não eram aceitos pelos verdadeiros cristãos e seguidores do reino de Deus e ficavam confusos com isso.

QUE SÓ PENSAM. O apóstolo revela a verdadeira intenção e mostra a verdadeira face dos que faziam oposição ao evangelho do Senhor Jesus. Quando eles se infiltravam no meio do povo de Deus, tinham como objetivo buscar proveitos pessoais. O plano desses hereges era justamente explorarem os menos esclarecidos.

NAS COISAS TERRENAS. O pensamento destes penetras era justamente em ganharem dinheiro explorando a boa vontade dos mais simples. Nos dias de hoje é o que mais tem, são pessoas que se dizem servos de Deus, mas que suas intenções são efetivamente ganharem dinheiro usando a palavra de Deus. São os mercenários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...