segunda-feira, 23 de março de 2015

Filipenses 3:8

Filipenses 3:8 - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.
E, NA VERDADE, TENHO POR PERDA. Esse texto descreve sobre o antes e o depois na vida de Paulo, antes de seu encontro com Cristo, e depois de sua transformação de vida. Este é o grande lema da vida de muitas pessoas, que até sentem que tem a chamada de Deus para sua vida, mas começa a calcular entre os ganhos e perdas, e com isso terminam por ficarem com a vida velha, em vez de se transformarem em novas criaturas. Mas, quem tem experiência real com Cristo sabe que só tem a ganhar, quem faz uma aliança com Cristo.

TODAS AS COISAS. Humanamente, Paulo era uma pessoa que gozava de muitos privilégios sociais perante a comunidade judaica, como fariseu que era, ele tinha livre acesso as reuniões mais importantes da vida religiosa dos hebreus, além do mais, contava com o apoio dos principais dos sacerdotes para fazer e desfazer naquilo que bem entendesse. Mas agora, por ter tido um real encontro com Cristo, ele considerava todas as coisas que lhe eram favoráveis, como perdas, sem retorno, coisa do passado.

PELA EXCELÊNCIA DO CONHECIMENTO. Nenhum outro do grupo dos doze, teve em profundidade as revelações que Paulo teve, no que concerne aos mistérios de Cristo para com a sua igreja, e os parâmetros da nova aliança da graça de Deus. Ele diz ter sido arrebatado até a presença de Deus. e teve revelações e experiências das boas novas de Cristo, que para a mente humana é até certo ponto incompreensível.

DE CRISTO JESUS, MEU SENHOR. Encontramos mais uma vez nos escritos de Paulo, o título completo do Filho de Deus, O Senhor, Jesus Cristo. Antes mesmo da sua vinda, o Cristo de Deus já era conhecido pelas profecias messiânicas como Senhor de tudo e de todos, e isso foi confirmado na era do Novo Testamento. O Nome Jesus quer dizer: aquele que veio ou que se manifestou como Salvador. Já o Sobrenome Cristo, nos fala a respeito da missão redentora do Emanuel, que fez a expiação pelo pecado do povo.

PELO QUAL SOFRI A PERDA DE TODAS AS COISAS. Tendo um encontro com Cristo, e recebendo a revelação de sua missão redentora em prol da humanidade, Paulo fez a opção por viver para Cristo e o seu reino, e isso implicou em mudança radical no seu modo de viver, por isso que ele afirmou: Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.

E AS CONSIDERO COMO ESCÓRIA. Os privilégios sociais e religiosos dos quais desfrutava o apóstolo, antes de sua conversão ao cristianismo, ele as considera como algo que não vale absolutamente nada, é o que ele chama de escória, algo desprezível, porque Cristo Jesus é superior a tudo que o mundo oferece.

PARA QUE POSSA GANHAR A CRISTO. O próprio Cristo falou que: Ninguém pode servir a dois Senhores. Essa é uma questão de prioridade que o ser humano pode fazer, se quer viver para Cristo e com Cristo, precisa renunciar o mundo e o que nele há.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...