quinta-feira, 19 de março de 2015

Filipenses 3:1

Filipenses 3:1 - Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.
RESTA, IRMÃOS MEUS. O autor está a fazer várias recomendações, para a igreja de Cristo na cidade de Filipos, mas antes ele tenta recompor o ânimo dos irmãos daquela igreja, lembrando-lhes que, Epafrodito já estava curado, e portanto fora do risco de morte, o que seria motivo de muita alegria para aquela igreja. Ao mesmo tempo em que chama os remidos de Cristo de seus irmãos por vários motivos. O apóstolo considerava aquela igreja como uma família, em que ele dela fazia parte, por ser um dos seus principais fundadores. Depois, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de um mesmo Pai celeste, e irmãos de Cristo Jesus.

QUE VOS REGOZIJEIS. Boa parte do capítulo anterior, tratou de um assunto muito importante para a igreja de Cristo em Filipos, que foi justamente a questão da enfermidade mortal que acometeu Epafrodito, e por fim sua total restauração da saúde. Se antes, aquela igreja tinha motivos para estar triste pela preocupação de ter que perder o seu líder espiritual, Epafrodito, com a chegada desta carta, e da própria pessoa de epafrodito, já era motivo suficiente para que, agora, se alegrassem no Senhor Jesus, por ele trabalhar pela felicidade daquela igreja querida.

NO SENHOR. Quem estuda de forma criteriosa, os escritos do apóstolo Paulo, não tem nenhuma dificuldade para identificar o quanto ele tem o cuidado, de render toda glória e honra ao Senhor Jesus Cristo, porque tudo é para ele e por ele. O senhorio de Cristo é amplamente demonstrado em todo o Novo Testamento, bem como nas profecias messiânicas sobre ele no Velho Testamento. O humilde Jesus de Nazaré se tornou o Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque ele veio como Messias de Deus e cumpriu com sucesso sua missão redentora da humanidade com a nova aliança da graça.

NÃO ME ABORREÇO. Pelo contrário, o apóstolo tinha grande prazer em fazer as coisas para o reino dos céus em anunciar as boas novas da nova aliança de Deus, nesta nova dispensação da graça de Deus, por intermédio de Cristo Jesus. Ele foi autor da maioria das missivas e cartas do Novo Testamento, produzindo um conteúdo literário de enorme valor para a sustentabilidade e desenvolvimento do cristianismo, na história da nova era cristã. Além é claro, dos incansáveis discursos e pregações que fizera durante seu ministério, não somente na igreja de Filipos, mais também nos campos missionários.

DE ESCREVER-VOS AS MESMAS COISAS. Apesar de esta carta ter sido escrita, em um momento de muita tribulação na vida de Paulo, mas temos que concordar que esta é uma epístola da alegria e do contentamento. O apóstolo até certo ponto, parece ser repetitivo em seus conselhos de motivação, recomendando a igreja de Cristo em Filipos para que se animasse e de alegria se enchesse, apesar dos pesares.

E É SEGURANÇA PARA VÓS. Todas as recomendações e ensinos transmitidos por Paulo nesta carta, eram justamente para que os irmãos daquela igreja, se firmassem cada vez mais no evangelho de Cristo. O momento era difícil para o apóstolo, bem como para a própria igreja de Filipos, que estava passando por tribulações e perseguições, no entanto, para atravessar com vitória este instante difícil, somente com muita esperança e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...