quarta-feira, 11 de março de 2015

Filipenses 2:17-18

Filipenses 2:17-18 - E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo.
E, AINDA QUE SEJA OFERECIDO. No texto anterior Paulo espera dos seus leitores, que ele não tenha se dedicado e trabalhado tanto em vão por aquela igreja. Agora, ele reforça o seu argumento de que, tinha valido apena sofrer, e até ser sacrificado se necessário fosse, pelos seguidores de Cristo em Filipos. Neste mesmo tempo, muitos dos líderes do cristianismo estavam sendo perseguidos e mortos pelo fato de defenderem aos princípios do evangelho das boas novas. O próprio Cristo foi um exemplo disto, bem como quase todos os apóstolos do Senhor Jesus, e ainda em grande parte os missionários que anunciava a salvação e vida eterna em Cristo Jesus.

POR LIBAÇÃO SOBRE O SACRIFÍCIO. Essa era uma figura de linguagem usada na época, para representar as formas mais cruéis de torturas que os cristãos tinham que passar nas mãos dos opositores do evangelho, principalmente do império romano, que estava sendo usado pelo reino das trevas para tentar barrar o crescimento e expansão do cristianismo na terra. Sem falar que uma grande parte dos mártires do cristianismo foram queimados vivos em fogueiras acessas, para satisfazer o prazer dos inimigos de Cristo em seus apetites maléficos de maldade.

E SERVIÇO DA VOSSA FÉ. As grandes perseguições e os massacres que todos os cristãos primitivos vinham passando, eram por conta da nova fé que agora seguiam. Era uma questão de vingança mesmos, dos líderes Judeus, dos falsos mestres gnósticos, dos chefes religiosos das religiões pagas, e principalmente do império romana tentarem deter o crescimento da religião de Cristo, o cristianismo, no mundo. De forma que, todos os novos convertidos que confessassem sua fé em Jesus de Nazaré, como sendo o Messias de Deus, estavam sujeitos a serem sacrificados e mortos pela sua fé no Filho de Deus. Ter fé em Jesus era motivo de perseguição e até morte.

FOLGO E ME REGOZIJO COM TODOS VÓS. Passando na mente e nos pensamentos de Paulo, o nome e a imagem de cada um dos que faziam parte da igreja de Cristo em Filipos, ele abre o coração para esboçar sua alegria pelo fato de está sofrendo perseguição e prisão por todos eles. O fato de está preso na capital do império por defender a fé que uma vez foi dada aos santos, não era motivo de tristeza ao o apóstolo, porque ele sabia em quem tinha crido, e também era consciente da grande obra que havia já realizado em prol do evangelho de Cristo, tendo como exemplo suas atividades evangelísticas em Filipos e por toda aquela região.

E VÓS TAMBÉM REGOZIJAI-VOS. Paulo desejava que todos os irmãos daquela igreja, também sentissem o mesmo gozo e prazer que ele sentia por ser perseguido, ainda que injustamente, por amor a fé do povo de Deus. Nada de tristeza nem amargura.

E ALEGRAI-VOS COMIGO POR ISSO MESMO. A prisão do líder daquela igreja, no caso, o apóstolo Paulo, não devia ser motivos de desespero para os que faziam parte da igreja de Cristo em Filipos. O próprio Paulo já havia confirmado em todas as igrejas, por onde passava, que já havia cumprido sua missão nesta dimensão da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...