sábado, 14 de março de 2015

Filipenses 2:24

Filipenses 2:24 - Mas confio no Senhor, que também eu mesmo em breve irei ter convosco.
MAS CONFIO. O autor tinha uma fé inabalável naquele que o havia chamado e escolhido para fazer e cumprir sua missão na terra. O encontro pessoal do Senhor Jesus ressurreto e glorificado com o apóstolo produziu em seu coração o que podemos chamar de convicção da chamada para o ministério. Não eram as perseguições ou o perigo de vida que viria a abalar a sua confiança no Cristo de Deus. Apesar de está enfrentando um momento de incerteza sobre o que lhe podia acontecer de pior, no entanto, se deixava dominar pela fé de que Deus estava com ele. Fosse na vida ou fosse na contrariedade de ter que enfrentar o martírio por Cristo.

NO SENHOR. Sua confiança estava depositada unicamente no Senhor Jesus Cristo, aquele que elegeu o apóstolo como missionário enviado aos gentios para pregar e anunciar as boas novas do evangelho glorioso do Filho de Deus. Mesmo sabendo que havia muita oposição ao seu ministério, porque Paulo neste tempo, se tornara a principal liderança do cristianismo no mundo gentílico, ele tinha esperança em Cristo, de que o Senhor ia mais uma vez livrá-lo dos judaizantes opositores ao evangelho, dos falsos mestres gnósticos e dos chefes das seitas heréticas e pagãs.

QUE TAMBÉM EU MESMO. Em textos anteriores o apóstolo fala sobre a possibilidade de enviar Timóteo como seu representante para cuidar de algumas questões do ministério local. Nos textos posteriores ele escreve sobre o envio de Epafrodito, que era mesmo também uma das lideranças locais de Filipos, e que estivera muito doente, porem, agora já estava reestabelecido em sua saúde. Neste ponto, o autor traz a tona o lema de seu desejo de pessoalmente retornar ao convívio com os irmãos de Filipos e desfrutar juntamente com eles das mesmas alegrias de sempre.

EM BREVE. As tradições cristãs, bem como grande parte dos comentaristas do Novo Testamento concordam de que Paulo esteve preso na capital do império em dois períodos diferentes. E que esta missiva foi escrita justamente durante o seu primeiro aprisionamento em Roma. O que se pode afirmar de foto, conforme o que é dito nesta declaração do escritor é de que o seu desejo e confiança em Cristo era de que o apóstolo contava com a certeza de que seria solto em breve para poder retomar suas atividades em prol do reino de Cristo, e com isso fazer mais uma viagem a Filipos.

IREI. Movido pela fé, dominado pela esperança, orientando pela convicção, cheio de confiança em Cristo, é que o autor usa este verbete para expressar sua certeza de que ainda teria o privilégio de poder visitar outras vezes a igreja por ele fundada na cidade de Filipos. A quem diga que Paulo já havia recebido algum tipo de profecia falando a respeito de sua libertação mais uma vez da prisão. Outros afirmam de que ele estava sendo conduzido a fazer esta afirmação baseado na intuição.

TER CONVOSCO. Seja como for, o que se percebe é que o apóstolo já se via entre os remidos de Cristo na cidade de Filipos. Sua fé era tamanha, ao ponto de se ver em viagem de volta ao aconchego da igreja que ele havia fundado com muita fadiga e trabalho. Com isso entende-se que ainda não era o fim do ministério de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...