terça-feira, 24 de março de 2015

Filipenses 3:9

Filipenses 3:9 - E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.
E SEJA ACHADO NELE. O importante para o escritor agora, não eram seus privilégios de quando ainda estava no judaísmo, por naquela época pertencer à classe dos mais favorecidos dentre os religiosos de Israel. O que importava agora para ele, era estar em Cristo, viver para Cristo e por Cristo. A saída do judaísmo e sua conversão ao cristianismo era o divisor de águas na vida de Paulo, ao ponto dele afirmar que perdeu tudo, inclusive as posições de destaques para agora ganhar a Cristo Jesus.

NÃO TENDO A MINHA JUSTIÇA. Paulo era demasiadamente zeloso das tradições religiosas dos hebreus, ao ponto de ser melhor do que muitos de sua época, no que concerne a guardar os mandamentos, estatutos e ordenanças da legislação mosaica. E isso lhe fornecia o senso mental de que, ele podia ser considerado justo perante a comunidade de Israel, como também lhe proporcionava o conforto mental de que também, se achava justificado perante a justiça de Deus, por ser fiel à lei de Moisés.

QUE VEM DA LEI. Conforme o que determinava a lei, para que alguém fosse considerado justo perante o povo de Deus e diante das ordenanças da legislação mosaica, essa pessoa devia em tudo ser obediente ao que mandava a lei de Moisés. De forma que os seguidores do judaísmo eram pressionados a serem mais religiosos do que praticantes da fé, da confiança e da esperança em Deus.

MAS A QUEM VEM PELA FÉ. Quando Paulo entendeu pelas revelações de Cristo, que no tempo da nova dispensação o que importava mesmo era o exercício da fé e não a prática da lei de Moisés, então ele optou a viver pela fé, ou seja, a justiça que vem pela fé. Essa justiça que vem pela fé é a crença inabalável de que, a obra perfeita de redenção realizada por Cristo é capaz e suficiente para nos justificar diante de Deus.

EM CRISTO. Quem tiver o privilégio de estar bem na foto diante da justiça de Deus, não mais é por ser um seguidor do judaísmo, nem da legislação de Moisés. Também não é por se achar santo, justo e bom perante a justiça divina. Mas é unicamente pelo fato de que o Cristo de Deus realizou plenamente a reconciliação entre o homem e o seu Criador. Isso Cristo fez por meio da expiação pelos nossos pecados.

A JUSTIÇA QUE VEM DE DEUS. Todos aqueles que forem dignos de herdarem a vida eterna, assim o farão não por méritos pessoais, não por serem justos aos próprios olhos, nem bonzinhos perante a sociedade. Todos os créditos devem ser atribuídos ao grande amor de Deus, sua misericórdia para com a humanidade e sua compaixão.

PELA FÉ. O homem entra apenas com sua fé para adquirir todos os benefícios do perdão de Deus em Cristo Jesus. Essa fé é demonstrada no pleno reconhecimento de que cada um de nós não podemos fazer nada para nos salvar. Mais apenas confiar de que a obra de redenção feita pelo Cristo de Deus nos dá o direito à salvação eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...