Filipenses 3:9 - E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé. E SEJA ACHADO NELE. O importante para o escritor agora, não eram seus privilégios de quando ainda estava no judaísmo, por naquela época pertencer à classe dos mais favorecidos dentre os religiosos de Israel. O que importava agora para ele, era estar em Cristo, viver para Cristo e por Cristo. A saída do judaísmo e sua conversão ao cristianismo era o divisor de águas na vida de Paulo, ao ponto dele afirmar que perdeu tudo, inclusive as posições de destaques para agora ganhar a Cristo Jesus.
NÃO TENDO A MINHA JUSTIÇA. Paulo era demasiadamente zeloso das tradições religiosas dos hebreus, ao ponto de ser melhor do que muitos de sua época, no que concerne a guardar os mandamentos, estatutos e ordenanças da legislação mosaica. E isso lhe fornecia o senso mental de que, ele podia ser considerado justo perante a comunidade de Israel, como também lhe proporcionava o conforto mental de que também, se achava justificado perante a justiça de Deus, por ser fiel à lei de Moisés.
QUE VEM DA LEI. Conforme o que determinava a lei, para que alguém fosse considerado justo perante o povo de Deus e diante das ordenanças da legislação mosaica, essa pessoa devia em tudo ser obediente ao que mandava a lei de Moisés. De forma que os seguidores do judaísmo eram pressionados a serem mais religiosos do que praticantes da fé, da confiança e da esperança em Deus.
MAS A QUEM VEM PELA FÉ. Quando Paulo entendeu pelas revelações de Cristo, que no tempo da nova dispensação o que importava mesmo era o exercício da fé e não a prática da lei de Moisés, então ele optou a viver pela fé, ou seja, a justiça que vem pela fé. Essa justiça que vem pela fé é a crença inabalável de que, a obra perfeita de redenção realizada por Cristo é capaz e suficiente para nos justificar diante de Deus.
EM CRISTO. Quem tiver o privilégio de estar bem na foto diante da justiça de Deus, não mais é por ser um seguidor do judaísmo, nem da legislação de Moisés. Também não é por se achar santo, justo e bom perante a justiça divina. Mas é unicamente pelo fato de que o Cristo de Deus realizou plenamente a reconciliação entre o homem e o seu Criador. Isso Cristo fez por meio da expiação pelos nossos pecados.
A JUSTIÇA QUE VEM DE DEUS. Todos aqueles que forem dignos de herdarem a vida eterna, assim o farão não por méritos pessoais, não por serem justos aos próprios olhos, nem bonzinhos perante a sociedade. Todos os créditos devem ser atribuídos ao grande amor de Deus, sua misericórdia para com a humanidade e sua compaixão.
PELA FÉ. O homem entra apenas com sua fé para adquirir todos os benefícios do perdão de Deus em Cristo Jesus. Essa fé é demonstrada no pleno reconhecimento de que cada um de nós não podemos fazer nada para nos salvar. Mais apenas confiar de que a obra de redenção feita pelo Cristo de Deus nos dá o direito à salvação eterna.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 24 de março de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdtNLF6gYM6xU-nZe2w17dQmREQgC0ziZJgRHJfFko-cN13h_WmcCYGVlq8rRb8umQkHFBekCk36ZHscD7Bv3OsJuFpmOKa2DjlwIZ9jju8NdNcheUdbqgURRxZzWYW-YR553oQZlCl48M/s0/30.png)
-
Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me....
-
Hebreus 12: 28-29 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente...
-
1 Coríntios 15:18-19 - E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.