domingo, 15 de março de 2015

Filipenses 2:25

Filipenses 2:25 - Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades.
JULGUEI, CONTUDO, NECESSÁRIO MANDAR-VÓS. Enquanto Paulo se encontrava preso, e por não poder no momento voltar a visitar a igreja de Cristo em Filipos, ele julgou necessário suprir sua falta naquela igreja por meio de seus amigos e companheiros de ministério. Anteriormente ele havia escrito sobre o envio de Timóteo que era um dos seus auxiliares de grande confiança, e que o representava muito bem nas igrejas por eles fundadas. Agora, o apóstolo escreve de que além de Timóteo, também enviaria mais um dos seus cooperadores. Talvez seguindo o exemplo de Cristo, que ao comissionar os setenta, os enviou de dois em dois.

EPAFRODITO. Somente nesta carta aos Filipenses é que se menciona esta personagem em todo o Novo Testamento. O seu nome tem o significado de encantador e ainda simpático, por certo em ser ele um pregador do evangelho, que apresentava com sabedoria as boas novas do evangelho do reino dos céus. As tradições cristãs afirmam de que, ele era de fato um pregador que transmitia sua mensagem com doçura e ternura, ao ponto de convencer pela pregação muitos, a se converterem ao evangelho da nova aliança de Cristo Jesus. É assim que deve ser um pregador das boas novas.

MEU IRMÃO E COOPERADOR. Timóteo, Paulo chama de filho na fé, e Epafrodito ele classifica de seu irmão. Este irmão e cooperador de Paulo, era de fato um dos principais líderes da igreja local de Filipos, e ao que tudo indica um missionário daquela igreja. Com a prisão de Paulo, ele foi enviado por aquela igreja para suprir algumas necessidades, do grande apóstolo e fundador daquela comunidade cristã. Quando se fala que Epafrodito era cooperador de Paulo, é porque quando o apóstolo não estava presente naquela igreja, era ele quem o representava naquela comunidade.

E COMPANHEIRO NOS COMBATES. Além do mais, Epafrodito era um dos companheiros de Paulo, em suas campanhas evangelísticas não somente em Filipos, mas também em muitos outros campos missionários. Como companheiro de Paulo, ele sempre estava disposto a apoiar os trabalhos e atividades do apóstolo aonde quer que fosse. Também se colocava em defesa do apóstolo, quando em combates diante dos incrédulos, das autoridades romanas, dos opositores do cristianismo e também dos opositores de Paulo na igreja de Filipos. Nem Cristo agradou a todos.

E VOSSO ENVIADO. Essa frase, no que concerne ao evangelho das boas novas, descreve sobre alguém que está à disposição do reino de Cristo, para levar a mensagem da nova aliança de Deus com a humanidade, por meio de Cristo Jesus. Mas, neste caso, o autor escreve sobre Epafrodito como sendo enviado pela igreja de Filipos, para visitar o apóstolo e suprir-lhe algumas necessidades. Isso fica claro em Filipenses 4:18.

PARA PROVER ÀS MINHAS NECESSIDADES. Se Paulo tinha um grande amor pela igreja de Filipos, da mesma forma, aquela igreja tinha enorme consideração pelo seu fundador, ao ponto de enviar um dos seus líderes para lhe ajudar neste momento de maior dificuldade. Paulo estava preso, não podia trabalhar, era justo a igreja ajuda-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...