sábado, 21 de março de 2015

Filipenses 3:4-5

Filipenses 3:4-5 - Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu. Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu.
AINDA QUE TAMBÉM PODIA CONFIAR NA CARNE. Paulo se refere não as obras da carne nem as concupiscências da carne, mas sim, ele esta tratando de sua genealogia, como pertencente ao povo Judeu. No texto anterior ele se refere à circuncisão como motivo de orgulho e gabação dos Judeus, ao pertencerem a linhagem de Israel. Os Israelitas por serem Judeus, se achavam melhores do que as demais pessoas do mundo, coisa que na igreja de Cristo não deve ser assim.

SE ALGUM OUTRO CUIDA QUE PODE CONFIAR NA CARNE, AINDA MAIS EU. A igreja de Filipos ficava nas dimensões do mundo gentílico, porem, alguns dos apóstolos originais, nesta mesma época, já circulavam pelo mundo, visitando as igrejas fundadas por Paulo. E alguns destes apóstolos do grupo dos doze, se aproveitavam da posição que ocupavam para se acharem melhores do que os ministros do evangelho, que não eram pertencentes à nação de Israel, no sangue e na carne.

CIRCUNCIDADO AO OITAVO DIA. No entanto, com Paulo era diferente, porque ele além de ser um verdadeiro Israelita, também carregava consigo a marca da circuncisão, que era um sinal de um verdadeiro Judeu de sangue. Seguindo o pacto abraâmico, um puro Judeu de sangue e carne devia ser circuncidado no seu oitavo dia de vida. Já os prosélitos do judaísmo podia ser circuncidado a qualquer tempo, desde que se convertessem ao judaísmo e passasse a guardar a lei de Moisés.

DA LINHAGEM DE ISRAEL. Essa era na época uma expressão que representava um verdadeiro Israelita de sangue e de carne. No caso de Paulo, ele era descendente de Jacó, e não somente de Abraão e Isaque. Existiam os ismaelitas e os edomitas que eram descendentes de Abraão e Isaque, mas não eram descendentes de Jacó ou Israel. Ser descendente de Jacó ou Israel tinha um significado especial, porque eles se consideravam o verdadeiro povo de Deus. Paulo era desta linhagem de Israel.

DA TRIBO DE BENJAMIM. Pertencer à tribo de Benjamim era motivo de orgulho para quem pertencia a esta tribo, porque este patriarca era o filho da esposa favorita de Jacó, conhecida por Raquel. Foi desta mesma tribo que surgiu o primeiro monarca de Israel, chamado Saul, nome do qual se derivou o nome de Saulo, que depois veio a ser Paulo. Depois do cativeiro Babilônico e sua volta a terra prometida, essa tribo veio a ser o núcleo do povo de Israel na palestina, por isso sua grande importância.

HEBREU DE HEBREU. Essa era uma frase usada por um verdadeiro israelita para dizer que podia ser feita uma pesquisa em sua arvore genealógica nos registros dos Hebreus, que os seus ancestrais eram puros de sangue e de língua, o hebraico.

SEGUNDO A LEI, FUI FARISEU. Com isso Paulo quis escrever de que, ele pertencia a elite religiosa do judaísmo, e, portanto, antes de se converter ao cristianismo fazia parte da nata social e religiosa de Israel. Os fariseus, na época da igreja primitiva, ocupavam posições de destaque entre os seguidores do judaísmo e da lei de Moisés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...