sexta-feira, 13 de março de 2015

Filipenses 2:20-21

Filipenses 2:20-21 - Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado. Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
PORQUE A NINGUÉM TENHO DE IGUAL SENTIMENTO. Paulo considerava Timóteo como seu filho na fé, apesar da mãe e da avó de Timóteo terem cuidado de ensiná-lo desde a mais tenra idade, sobre a cultura religiosa dos Judeus. O autor conhecia de perto este jovem ministro, até porque era um dos seus auxiliares direto, não somente em seu ministério, mas em suas viagens missionárias. O escritor não somente conhecia as ações de Timóteo em fazer o que fosse possível pela igreja de Cristo em Filipos, mais sabia das suas intenções, que eram as melhores possíveis.

QUE SINCERAMENTE CUIDE. Neste mesmo tempo, havia os judaizantes penetras e os falsos mestres gnósticos, que se infiltravam no meio da comunidade cristã, para usarem de subterfúgios e enganarem os duvidosos na fé. Mas com Timóteo era diferente, até porque, ele era um jovem ministro do evangelho, aprovado em seus trabalhos em prol do reino de Cristo, além do mais era amigo pessoal de Paulo e seu cooperador de inteira confiança. O apostolo estava designado Timóteo para cuidar dos interesses da igreja de Cristo, na cidade de Filipos, porque confiava nele.

DO VOSSO ESTADO. A igreja de Cristo naquela cidade estava passando por uma série de dificuldades, tanto espirituais quanto sociais. E quando se fala sobre os problemas espirituais, ficamos sabendo que uma boa parte dos líderes locais daquela igreja, só estavam pensando e agindo em causa própria, e não no conjunto de todos aqueles que faziam parte do corpo de Cristo, que é a igreja. Já em se tratando das adversidades sociais que enfrentava aquela igreja, podemos conjecturar sobre as perseguições que os opositores do cristianismo manifestavam contra a igreja de Cristo.

PORQUE TODOS BUSCAM. O autor se refere às atividades de todos os que faziam parte daquela igreja, e principalmente os seus líderes locais. Percebe-se que, muitos dos que ocupavam cargos no ministério estavam se deslocando em outras direções diferentes, e não em buscarem o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Diante das perseguições e do perigo por servir a Cristo, muitos estavam abandonando a obra de Cristo para voltarem as suas atividades pessoais. Ao que tudo indica, estava havendo muitos casos de apostasia e desvios dos cristãos.

O QUE É SEU. Não há nada de errado em alguém se interessar por adquirir bens matérias, até porque a vontade de Deus é de que os seus filhos sejam abençoados e vivam bem. O que não se espera de alguém que serve a Cristo é que, este alguém tenha como prioridade de vida as coisas materiais em detrimento das coisas espirituais. Os remidos são ensinados á “amar a Deus” acima de qualquer coisa.

E NÃO O QUE É DE CRISTO JESUS. Em Filipos estava acontecendo o contrário, porque ficamos sabendo por meio deste texto e outros, que os seguidores do evangelho estavam desprezando as coisas do reino de Cristo pelas coisas matérias e pelos seus interesses pessoais. Quem tem uma chamada específica para o ministério do evangelho de Cristo, não pode, nem deve recuar, mas deve cumprir sua missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...