terça-feira, 17 de março de 2015

Filipenses 2:28-29

Filipenses 2:28-29 - Por isso vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no SENHOR com todo o gozo, e tende-o em honra.
POR ISSO VO-LO ENVIEI MAIS DEPRESSA. Paulo sabia da tristeza pela qual passava a igreja de Filipos, pelo fato de eles saberem de que um dos seus principais líderes estava ausente, e além do mais muito doente, era a notícia que eles estavam tendo. Essa carta porem, com a própria presença de Epafrodito desfazia todos estes fatos angustiantes, para os seguidores de Cristo naquele lugar. Vendo o apóstolo, que Epafrodito já estava bem melhor ou curado de sua enfermidade, logo cuidou de enviá-lo de volta para Filipos, a fim de produzir alegria naquela igreja, e cuidar dos interesses do reino de Deus naquele lugar. Paulo se apressou em fazer isso, enviar de volta a Epafrodito.

PARA QUE, VENDO-O OUTRA VEZ. A ausência de Epafrodito na Igreja em Filipos, causava uma série de prejuízos, porque ao que tudo indica, neste momento da história daquela igreja, ele era seu principal líder e administrador, é claro, na ausência de Paulo, o seu fundador e grande apóstolo do evangelho de Cristo. Pelas notícias que circulavam naquela igreja, e pela gravidade da doença que acometeu epafrodito, havia a preocupação de que eles não mais viriam com vida, o servo de Deus. Mas se ele retornasse salvo daquela enfermidade seria causa de grande alegria para todos eles.

VOS REGOZIJEIS. Paulo sabia do amor e consideração que a igreja de Filipos devotava pela pessoa amada de Epafrodito, bem como conhecia o quanto ele era útil naquela igreja. De forma que, a tristeza é demasiada nos corações de todos os seguidores de Cristo em Filipos, pelo fato de que ele estivesse muito doente, sem contar com a preocupação de que ele viesse a falecer. A angústia abatia a alma daqueles que realmente amavam aquele importante cooperador da obra de Deus naquele lugar. Portanto, nada melhor do que vê-lo de volta, e bem, para novamente se alegrarem.

E EU TENHA MENOS TRISTEZA. As notícias que circulavam na igreja de Filipos, não eram nada boas sobre o estado de saúde de epafrodito, e isso servia de peso e angustia no coração do apostolo Paulo, ele que até certo ponto se sentia responsável pela viagem de Epafrodito, ao seu encontro para cuidar dos seus negócios e dos interesses da igreja. Enviando-o de volta, e agora, bem de saúde, isso aliviava um pouco a tristeza de Paulo. Quando ele afirma que teria menos tristeza, ele quis dizer que, continuaria triste, não mas pela doença de Epafrodito, mas porque estava preso.

RECEBEI-O, POIS, NO SENHOR COM TODO O GOZO. Esta carta, que certamente Timóteo e Epafrodito levariam em mãos, era não somente uma carta para tratar dos assuntos de interesse da igreja de Filipos, mas neste ponto, também seria uma carta de recomendação da parte de Paulo, recomendando seus companheiros de ministério. Era comum na igreja primitiva, os líderes recomendarem uns aos outros.

E TENDE-O EM HONRA. A recomendação e a ordem do apóstolo Paulo quanto a Epafrodito, para o ministério e a igreja de Filipos, era de que eles recebessem de volta a Epafrodito como dantes, em plena honra ao seu ministério. Era justo que ele fosse recebido como uma autoridade eclesiástica daquela igreja pelos serviços ali prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...