domingo, 29 de março de 2015

Filipenses 3:15

Filipenses 3:15 - Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.
POR ISSO. Esse preâmbulo do texto dá continuidade ao que o autor vinha afirmando anteriormente, e ele descrevia justamente sobre sua carreira cristã, em prosseguir naquilo em que fazia planejamento e buscava por em prática. E assim deve ser com todos aqueles que se convertem ao verdadeiro cristianismo, uma vez que, o evangelho de Cristo define de forma clara e objetiva como deve ser um servo de Deus e um seguidor do evangelho das boas novas de Cristo. Uma vez dado o primeiro passo, rumo a buscar o reino de Deus em primeiro lugar, não se deve mais olhar para trás.

TODOS QUANTOS. Há nesta frase uma mensagem subliminar de que, nem todos seguem a carreira cristã de forma leal e sincera. Por conhecer de perto, a todos que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Filipos, o autor certamente se lembra daqueles que andavam na corda bamba, no que concerne ao caminhar no evangelho de Cristo. Por outro lado, existem aqueles que efetivamente se empenham ao máximo, para realizarem a vontade de Deus em tudo que pensam, falam e fazem. É provável que, a maioria dos irmãos daquela igreja fossem fieis ao evangelho de Cristo.

JÁ SOMOS PERFEITOS. A palavra “perfeito” neste texto, não fala de pessoas imunes ao erros nem ao pecados, nem tão pouco defende a tese de que somos autos suficientes em plena santidade de vida. Certamente o apóstolo se refere à maturidade espiritual alcançada por ele e boa parte daqueles que faziam parte da igreja de Cristo em Filipos. Podemos conjecturar que, o autor se refira ao alto grau de desenvolvimento espiritual que somos motivados a alcançarmos, quando buscamos o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. De fato, somos justificados em Cristo Jesus nosso Senhor.

SINTAMOS ISSO MESMO. Nesta mesma carta, o apóstolo escreveu: que haja em vós, o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Escrevendo aos Coríntios ele afirma: Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo. O que o autor desta epístola deseja é que haja unanimidade entre todos os seguidores de Cristo, no que concernem as coisas espirituais. Que todos busquem alcançar o mesmo alvo e o mesmo prêmio, que é a vida eterna, e ser digno de participar do arrebatamento da igreja. Amando a Deus com todas as forças e com toda a alma e o próximo como a si mesmo.

E SE SENTIS ALGUMA COISA DE OUTRA MANEIRA. Neste mesmo tempo, as diretrizes das principais doutrinas do evangelho já eram conhecidas de toda a igreja do Senhor Jesus, principalmente as igrejas fundadas por Paulo, ele que teve revelações especiais e profundas dos mistérios do reino de Deus. No que diz respeito à igreja de Filipos muito mais, uma vez que, Paulo foi um dos seus principais líder e discipulador. O que o autor não esperava era de que houvesse partidarismo entre os irmãos de Filipos.

TAMBÉM DEUS VO-LO REVELARÁ. A ausência de Paulo neste momento era suprida por aqueles que faziam parte do ministério local, consagrados pelo próprio Paulo. E o que eles não pudessem transmitir pessoalmente, Deus lhes revelava o que demais eles precisavam conhecer, para que fossem unânimes quanto às coisas da nova dispensação. O Espírito de Deus se encarregava de equilibrar as ideias dos filipenses, quanto a realizarem a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...