terça-feira, 17 de março de 2015

Filipenses 2:27

Filipenses 2:27 - E de fato esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.
E DE FATO ESTEVE DOENTE. Epafrodito era de fato um servo de Deus e que estava à disposição do reino dos céus, porem, ficou muito doente. Qualquer pessoa, seja ela servo de Deus ou não, está sujeita a ser acometida pelas enfermidades. E isso contraria a tese dos fariseus e santarrões da atualidade, que chegam a acusar de pratica de pecados, aqueles que ficam doentes. Paulo também é um outro exemplo a ser dado dentro deste assunto, porque ele mesmo confessa que tinha uma enfermidade que lhe crucificava, orou algumas vezes ao Senhor, porem, não foi curado.

E QUASE À MORTE. Essa expressão usada pelo escritor, nos fala a respeito do quanto era grave a enfermidade que acometeu epafrodito. Nos tempos modernos, as ciências médicas tem se evoluído ao ponto de ter especialidade para cada tipo de enfermidades ou estudos para cada parte do corpo humano. No entanto, na época em que esta carta foi escrita, as coisas eram tão difíceis na área da medicina, que até mesmo doenças mais simples podiam se agravar de tal maneira, e levar qualquer pessoa a beira da morte ou ao falecimento. Epafrodito quase vestia o palito de madeira, e por pouco não desceu a sepultura, dada a gravidade de sua saúde.

MAS DEUS SE APIEDOU DELE. Como a medicina era escassa, e os meios para alcança-la muito difíceis, só um milagre de Deus podia livrar aquele homem da morte física. E na verdade era esse o método mais usado pela igreja primitiva, para resolver os problemas de enfermidades, entre aqueles que faziam parte da igreja do Senhor Jesus, o prodígio realizado do Deus. O texto não nos esclarece como este milagre aconteceu, porem, boa parte dos comentaristas concordam de que, o fato aconteceu de forma natural, ou seja, aos poucos, Epafrodito foi melhorando até ficar curado.

E NÃO SOMENTE DELE. Deus se apiedou não somente de epafrodito. Certamente Paulo está pensando na igreja de Filipos, para quem aquele homem de Deus tinha uma importância fundamental, dados os serviços que ele prestava aquela igreja. O escritor reconhece que a misericórdia de Deus alcançou não somente a vida de Epafrodito, mas que também essa bondade do Senhor chegara à igreja de Filipos de forma indireta, porque aquele servo de Deus exercia trabalhos relevantes naquela comunidade. Com isso aprendemos que um servo de Deus é bastante importante para a igreja de Cristo.

MAS TAMBÉM DE MIM. A piedade de Deus em fazer um milagre na vida de Epafrodito, também produziu frutos benéficos na vida do grande apóstolo Paulo. Epafrodito havia sido enviado pela igreja de Filipos para visitar ao apóstolo, e se de repente aquele homem chegasse a morrer na companhia de Paulo seria muito triste.

PARA QUE EU NÃO TIVESSE TRISTEZA SOBRE TRISTEZA. O fato de Paulo se encontrar preso e não poder fazer a obra de Deus, era motivo de grande tristeza para ele. Agora, um dos seus companheiros e cooperadores se encontrava doente, o que agravou ainda mais sua angustia. Imagine se este mesmo seu auxiliar viesse a morrer? Então seria tristeza e mais tristeza na via de quem já estava em um momento difícil de suportar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...