segunda-feira, 9 de março de 2015

Filipenses 2:13

Filipenses 2:13 - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
PORQUE DEUS. Tudo em nossa vida tem o dedo de Deus, ou seja, sua intervenção em ação para o nosso bem e felicidade. Esse Deus a quem se refere o autor, não é um deus de madeira, nem de gesso nem de porcelana ou qualquer outro material perecível, como os deuses dos pagãos. Esse Deus a quem se reporta o apóstolo, diz respeito ao Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, aquele que não só criou tudo aquilo que existe, mas que intervém, nos eventos importantes, ou não, para demonstrar que ele é o governante universal. E principalmente, ele intervém na história dos seres humanos para provar que ele existe, e que domina sobre tudo e sobre todos.

É O QUE OPERA. Certamente, o autor se reporta a forma misericordiosa em que o Deus de Israel se movimenta em direção do seu povo, para realizar coisas benéficas sempre, em prol daqueles que vivem buscando o seu reino em primeiro lugar. Todos aqueles que um dia nasceram de novo, assim o fizeram pela intervenção de Deus, que derrama sobre a vida do homem o seu Santo Espírito, ele que realiza este novo nascimento. A regeneração não é produto da vontade humana somente, mas é o efeito poderoso do evangelho de Deus, que tem o poder de transformar vidas.

EM VÓS. O homem entra com a fé, o arrependimento e a vontade de servir a Deus, e o resto da aliança é com Deus por Cristo Jesus. Isso porque o homem foi criado para servir ao seu Criador, isto é, quando ele corresponde à chamada de Deus. Cristo disse; Não me escolhestes vós a mim, mas eu escolhi a vós, e vos nomeei (João 15:16). Neste ponto, entende-se que há uma intervenção direta da parte de Cristo, no fato de alguém o servir como seu discípulo. Já em outra parte, a palavra de Deus nos ensina que somos ovelhas de Deus, não por escolha pessoal, mas porque ele quem nos fez povo seu, e ovelhas do seu pasto (Salmos 100:3).

TANTO O QUERER. A partir do momento que alguém se torna uma nova criatura em Cristo Jesus (2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo), essa pessoa não mais tem vontade própria, porque passa a ser guiada pelo Espírito de Deus (Romanos 8:14 – Porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus). A partir do momento que alguém faz uma aliança de fidelidade com Cristo, essa pessoa passa a renunciar as coisas que desagradam a Deus para buscar as coisas que são de cima. Não é que a pessoa perca o livre arbítrio, mas essa pessoa passa a ter domínio próprio.

COMO O EFETUAR. No centro da vontade de Deus, essa nova criatura passar a praticar (dentro do possível) tudo aquilo que está de conformidade com o evangelho de Cristo Jesus. É o que Paulo disse: Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo no corpo, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou por mim.

SEGUNDO A SUA BOA VONTADE. Esta boa vontade, não é do homem, mas sim de Deus. Quando alguém entrega sua vida e destino aos cuidados de Deus, este alguém passa a ser guiador pela boa vontade de Deus, e isso significa dizer que, o Senhor leva tal pessoa por caminhos de vitórias, porque a boa vontade de Deus em nossas vidas é justamente nos abençoar ricamente em tudo. A vontade de Deus é sempre boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...