terça-feira, 1 de outubro de 2019

Atos 10:34-35

Atos 10:34-35 - E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas. Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
E ABRINDO PEDRO A BOCA DISSE. Cornélio foi muito feliz naquilo que expôs diante de Pedro, mostrando sua disposição em ouvir a palavra que Deus mandaria por intermédio do seu servo. Agora, o apóstolo estava com uma oportunidade preciosíssimas para pregar com liberdade o evangelho das boas novas de Cristo. Quando Deus quer, ele abre a porta para que seus servos preguem o evangelho da libertação, e quando isso acontece por providência divina o resultado é satisfatório.

RECONHEÇO POR VERDADE. Podemos conjecturar que antes da visão que Pedro teve sobre o objeto que descia do céu cheio de todos os tipos de animais, e que uma voz lhe mandar matar e comer, Pedro não tinha esta concepção sobre os gentios. Diante de tudo que vinha ocorrendo perante o coração de Pedro, ele não tinha outra alternativa, senão reconhecer que Deus estava abrindo a porta para todas as nações.

QUE DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS. Os judeus mantiveram o conceito de que as alianças de Deus eram somente com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, e que as demais nações do mundo nunca seriam alcançadas pelos pactos de Deus. Os apóstolos de Jerusalém, por muito tempo também se mantiveram dentro do conceito de que o cristianismo também seria composto apenas de judeus, e não de gentios.

MAS QUE LHE É AGRADÁVEL. O tradicional judaísmo criou uma barreira de separação, em que os seus seguidores imaginavam que somente aqueles que vivessem conforme a legislação de Moisés agradava a Deus. Hoje nos temos os problemas denominacionais em que determinados grupos acham que somente sua denominação é igreja de Cristo. Todavia, a salvação de Deus vai além destes conceitos religiosos.

AQUELE QUE, EM QUALQUER NAÇÃO. Quem conhece bem as Sagradas Escrituras sabem que sempre existiu a barreira religiosa entre os judeus e as demais nações do mundo. A vinda do Messias de Deus destruiu esta barreira de separação, dando a todas as nações do planeta terra a oportunidade de se achegarem para Deus. Na nova aliança de Deus, por meio de Cristo, a salvação não é por nacionalidade, é individual.

O TEME. Cornélio era um homem temente a Deus, conforme está registrado em Atos 10:1-2 - E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana. Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Quem teme a Deus procura viver uma vida correta, pois sabe que um dia vai prestar conta dos seus feitos diante de Deus.

E FAZ O QUE É JUSTO. Deus não julga como pensam os religiosos, porque Deus não faz acepção de Pessoas e o seu julgamento é imparcial. Mesmo que um ser humano não faça parte de um sistema religioso do reino dos homens, mas se ele faz o que é juto, agrada o coração de Deus. No caso de Cornélio, além de fazer sempre o que era certo por seus atos, ele também era um homem que praticava o bem para com o seu próximo, dando esmolas aos que mais precisavam, e isso cativou a atenção de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...