segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Atos 11:1-2

Atos 11:1-2 - E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus. E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão.
E OUVIRAM OS APÓSTOLOS. Parece-nos que neste momento, a igreja de Cristo entre os judeus crescia e se multiplicava, ao ponto de haver comunicação permanente entre uma comunidade cristã e outra. Ao que tudo indica, também era responsabilidade de Pedro em comunicar aos seus companheiros de ministério suas atividades por onde passava. E a notícia do que estava acontecendo em Cesaréia chegou ao conhecimento dos apóstolos de Jerusalém, eles que se mantinha um grupo fechado entre os judeus.

E OS IRMÃOS QUE ESTAVAM NA JUDÉIA. Tanto no que diz respeito ao judaísmo, quanto ao que diz respeito ao cristianismo, na Judéia era onde os religiosos se mantinham mais radicais. Não há dúvida que os irmãos da Judéia e principalmente de Jerusalém, que era a capital de Israel, desejavam manter o monopólio do cristianismo, assim como os seguidores do tradicional judaísmo. Isso está bem claro neste texto.

QUE TAMBÉM OS GENTIOS. O que estava acontecendo com Pedro e com os novos convertidos gentios em Cesaréia era algo espantoso, e ao mesmo tempo causava uma certa divisão do cristianismo, porque os judeus da Judeia pensavam que a nova religião de Cristo seria composta apenas de judeus convertidos ao cristianismo, o mesmo que acontecia com o judaísmo. Se misturar judeus e gentios era quase impossível.

TINHAM RECEBIDO A PALAVRA DE DEUS. Deus em sua maneira de trabalhar e amar é diferente do que pensam os filhos dos homens. Várias são as profecias da parte de Deus sinalizando que a nova dispensação que seria implantada pelo Messias seria diferente do judaísmo, com amplitude de alcançar todas as nações do mundo. O que estava acontecendo com Cornélio, sua família e amigos era o começo deste tempo.

E SUBINDO PEDRO A JERUSALÉM. Não temos como saber quanto tempo já havia decorrido desde que Pedro saiu de Jerusalém para fazer missões em outras regiões de Jerusalém. Muitas foram as atividades de Pedro em vários lugares, pregando o evangelho de Cristo para muitas pessoas. Mas agora, era o momento certo dele voltar a igreja matriz, da qual ele era uma das importantes lideranças como apóstolo.

DISPUTAVAM COM ELE. Certamente Pedro já trazia consigo a ideia que ao chegar ao reduto da igreja matriz de Jerusalém teria problemas com os cristãos legalistas. Não era Pedro quem discutia com os líderes da igreja de Jerusalém, mais eram os puritanos quem não aceitavam que Pedro se juntasse aos gentios. Essas disputas devem ter causado mal estar para o apóstolo Pedro, ele que tinha feito um bom trabalho.

OS QUE ERAM DA CIRCUNCISÃO. A realidade é que nos seus começos a igreja de Cristo era composta apenas de Judeus convertidos ao cristianismo, e a intenção dos apóstolos de Jerusalém era apenas pregar o evangelho da circuncisão. Não passava pela cabeça dos líderes legalistas de Jerusalém que os gentios pudessem fazer parte da igreja do Senhor Jesus. Esse sentimento separatista na igreja do primeiro século perdurou por muitos anos, sendo contornada esta situação depois dos anos setenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...