quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Atos 10:45-46

Atos 10:45-46 - E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
E OS FIÉIS QUE ERAM DA CIRCUNCISÃO. Lucas fala nesta parte do seu livro sobre aqueles que tinham feito à circuncisão, que era um pacto feito ainda no tempo de Abraão com os seus descendentes. A circuncisão era uma pequena cirurgia feita ao oitavo dia no prepúcio do menino judeu como sinal de fidelidade a lei de Moisés. Podemos afirmar que os judeus que se convertiam ao cristianismo continuavam guardando este pacto, por isso que se fala a respeito dos cristãos legalistas de Israel.

TODOS QUANTOS TINHAM VINDO COM PEDRO. O escritor se reporta ao que ele escreveu em Atos 10:23 - Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. Não temos como saber quem eram estes que faziam parte da comitiva de Pedro, porem, podemos afirmar que eles foram importantes como testemunhas do que estava ocorrendo.

MARAVILHARAM-SE. A realidade é que ainda prevalecia àquela tese entre os cristãos vindos do judaísmo, que a igreja de Cristo não seria composta de gentios também, mas apenas de judeus convertidos ao cristianismo. Este acontecimento deve ter mudado a mentalidade não somente destes irmãos, mas principalmente de Pedro, ele que fazia parte do grupo apostólico e que poderia influenciar os demais com um novo conceito.

DE QUE O DOM DO ESPÍRITO SANTO. Este dom era a promessa que Deus havia feito por meio do profeta Joel 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Esta era a atuação direta do Espírito Santo.

SE DERRAMASSE TAMBÉM SOBRE OS GENTIOS. A promessa feita por Deus através do profeta Joel não fala de exclusivismo nem de que somente os judeus seriam o objeto da promessa. Quando se diz: “sobre toda a carne” é porque o Senhor faz uma abertura geral para todos os povos nações e línguas. Além do mais, a promessa fala sobre os “meus servos e minhas servas” o que de forma genérica aponta para todos também.

PORQUE OS OUVIA FALAR LÍNGUAS. O que estava acontecendo neste momento era o mesmo que ocorreu no dia de Pentecostes, em que todos começaram a falar em línguas, Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. No caso do dia de Pentecostes, as línguas faladas pela igreja eram outros idiomas compreensíveis.

E MAGNIFICAR A DEUS. Isso também é dito quanto ao que aconteceu no dia de Pentecostes, em que os estrangeiros ouviam os que foram cheios do Espírito Santo magnificarem a Deus, conforme se ler em (Atos 2:11). Estes ouvintes da palavra de Deus nem conheciam direito a Deus, porque antes deste dia eram seguidores de seitas pagãs, que adoravam e veneravam aos ídolos e as imagens de esculturas, menos a Deus. No entanto, cheios do Espírito Santo falavam da grandeza de Deus e de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...