terça-feira, 1 de outubro de 2019

Atos 10:38

Atos 10:38 - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele.
COMO DEUS UNGIU. Esta colocação feita por Pedro nos faz pensar no tríplice ministério do Senhor Jesus, Ele que era Rei da descendência de Davi (2 Samuel 7:12-14), Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquesedeque (Salmos 110:4) e Profeta de Deus, Deuteronômio 18:18 - Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. O Senhor Jesus viveu plenamente como Rei, Sacerdote e profeta de Deus.

A JESUS DE NAZARÉ. O fato de Jesus ser identificado com a aldeia de Nazaré é porque ele morou nesta localidade, apesar de ter nascido em Belém. Jesus era o nome próprio do Filho de Deus, que é uma transliteração do nome hebraico de Josué e tem o significado de: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). Uma das formas de identificar uma pessoa era pela sua origem ou naturalidade.

COM O ESPÍRITO SANTO. Uma das coisas que precisamos destacar em primeiro lugar é que o Filho de Deus, Jesus Cristo foi gerado pelo Espírito Santo, Mateus 1:20 - E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. Jesus foi cheio do Espírito Santo durante sua vida e ministério.

E COM VIRTUDE. Essa virtude sobre a qual fala Pedro diante dos seus ouvintes diz respeito ao grande poder de Deus que estava sobre a pessoa maravilhosa de Cristo Jesus, o Filho de Deus. Nenhum outro homem manifestou tanto poder em sua vida o quanto Jesus de Nazaré demonstrou. As coisas sobrenaturais que o Filho de Deus realizou foram pela manifestação real do poder e da virtude de Deus sobre a sua vida.

O QUAL ANDOU FAZENDO O BEM. Ninguém vai comparecer um dia diante de Deus, o Juiz dos vivos e dos mortos para acusar o Senhor Jesus de ter lhe prejudicado em qualquer coisa, nem mesmo com suas palavras. Por onde Jesus passava muitos o procuravam para receber Dele os seus benefícios. Quando lemos os relatos que estão registrados nos evangelhos podemos ter uma noção do bem que Ele sempre fez.

E CURANDO A TODOS OS OPRIMIDOS DO DIABO. Já naquela época havia o conceito que quase todas as doenças e enfermidades eram causadas pela presença maligna dos demônios na vida das pessoas. Sem falar nos casos específicos de possessão dos demônios sobre a vida de muitos e que estão registrados também nos evangelhos. Por onde o Senhor Jesus passava aqueles que eram atacados pelos demônios manifestava e o Senhor Jesus pelo seu grande poder libertava os oprimidos do diabo e das trevas.

PORQUE DEUS ERA COM ELE. Ainda durante a velha dispensação Deus fez muitas promessas de que enviaria ao seu Messias, Jesus Cristo, O Filho de Deus. Portanto, a chegada de Cristo sobre a terra, representava a presença do próprio Deus entre os homens, por isso que Ele é chamado de Emanuel. Assim sendo, as manifestações de poder e virtude de Cristo era ao mesmo tempo a presença do Deus Todo-poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...