quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Atos 11:24-25

Atos 11:24-25 - Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.
PORQUE ERA HOMEM DE BEM. Lucas fala de três características muito importantes a respeito de Barnabé. A primeira delas é que ele era um homem de bem, e com isso entendemos que Barnabé era u verdadeiro discípulo de Cristo Jesus. Não basta alguém dizer que faz parte de uma religião, mas quem confessa o nome de Cristo como Senhor e Salvador tem que dar um bom testemunho diante da igreja, diante dos seus familiares, diante da sociedade e principalmente diante de Deus que tudo ver e julga.

E CHEIO DO ESPÍRITO SANTO. Não temos dúvida que os apóstolos do Senhor Jesus eram homens cheios do Espírito Santo de Deus. Na escolho dos diáconos um dos requisitos era que fossem homens cheios do Espírito Santo. Do mesmo modo se pressupõe que na escolha dos missionários também fossem separados para fazer suas missões por serem pessoas que se identificavam com o Espírito Santo de Deus.

E DE FÉ. O que é a fé? Hebreus 11:1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Sem fé é impossível agradar a Deus, conforme Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Portanto, o obreiro precisava ser um homem cheio de fé no nome de Cristo.

E MUITA GENTE SE UNIU AO SENHOR. Os trabalhos que estavam sendo realizados por Barnabé só veio acrescentar o número daqueles que estava se convertendo ao evangelho de Cristo. Os que ouviam a Barnabé logo percebiam que ele era um homem do bem, que dava um bom testemunho de vida, era um homem que por meio de sua fé fazia maravilhas para glória de Cristo, além de ser alguém cheio do Espírito Santo.

E PARTIU BARNABÉ PARA TARSO. Não demorou muito para que a responsabilidade aumentasse muito sobre os ombros de Barnabé, ao ponto dele perceber que não estava dando conta do recado sozinha. Pela direção do Espírito Santo, ele se dirige a cidade de Tarso em busca de ajuda. Barnabé nos deixa uma lição importante em seu ministério, que foi o reconhecimento de que sozinha ninguém consegue fazer a obra.

A BUSCA DE SAULO, E ACHANDO-O. Desde a conversão de Saulo de Tarso, que ele se destacou como alguém que tinha o dom da palavra de Deus. Atos 9:20 - E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. Saulo de Tarso caiu na graça de Barnabé quando este voltou para Jerusalém, conforme Atos 9:27 - Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.

O CONDUZIU PARA ANTIOQUIA. É notório que a cidade de Antioquia estava cada vez mais se tornando importante para o cristianismo, e a prova disto é que os líderes de Jerusalém enviaram Barnabé para conduzir os trabalhos naquela cidade. Agora, com a chegada de Saulo de Tarso, ele que era um pregador nato do evangelho da incircuncisão, os trabalhos ia crescer mais e mais, e o nome de Cristo ser glorificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...