segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Atos 11:6-7

Atos 11:6-7 - E, pondo nele os olhos, considerei, e vi animais da terra, quadrúpedes, e feras, e répteis e aves do céu. E ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come.
E, PONDO NELE OS OLHOS. Pedro está se defendendo diante dos líderes da igreja matriz de Jerusalém pelo fato de ter ele aceito o convite de Cornélio, vir a cidade de Cesaréia, entrado na casa de Cornélio, ter comido com ele e a sua família, haja vista que estes não eram judeus, mas gentios. Neste caso, não se trata dos olhos físicos de Pedro, mais que ele está falando de sua visão espiritual em que ele fixou seus sentidos naquele objeto voador que se apresentou como se fosse um lençol muito grande.

CONSIDEREI, E VI ANIMAIS DA TERRA. Quando Pedro viu todas as espécies de animais ele começou a considerar o que seria aquela visão. A realidade é que antes de ter essa visão Pedro pensava igual aos demais irmãos que estavam lhe interrogando neste momento. É notável dentro das páginas do Novo Testamento que os líderes da igreja matriz de Jerusalém de início não aceitavam que a igreja fosse composta de gentios.

QUADRÚPEDES, E FERAS. Estes animais quadrúpedes sobre os quais escreve o Dr. Lucas neste livro dizem respeito aos animais que andam sobre suas próprias patas, pés ou pernas. Já a referência a feras não se encontra no texto de (Atos 10:12). Geralmente, estas feras eram animais carnívoros que jamais os judeus se alimentavam deles. Pedro não cita animais aquáticos, pode ser que estas sejam feras marinhas.

E RÉPTEIS E AVES DO CÉU. Já os répteis dizem respeito àqueles animais que se arrastam pela terra, mesmo aqueles que possam ter pernas, mas se arrastam. O negócio era envolvendo a terra e o céu, por isso que a visão mostra os animais que faziam parte da terra, quadrúpedes e répteis, como também as aves que voam pelo meio do céu. Não há dúvida que estes animais incluem tanto os limpos, bem como os que eram considerados imundos. Mais adiante se explica melhor o sentido disto tudo.

E UMA VOZ QUE ME DIZIA. Não temos como de fato identificar de quem seria esta voz que se dirigiu a Pedro senão por aquilo que o próprio Pedro expressar ser, chamando o portador de tal voz de Senhor. O que podemos e precisamos destacar é a importância desta comunicação, porque ela nos mostra, assim como fez com Pedro, é que a mensagem desta voz apontaria em direção a uma nova revelação para o apóstolo.

LEVANTA-TE, PEDRO. O fato desta voz ter mandado Pedro se levantar, pode ser que isso se refira a realidade que Pedro estava orando, e era comum os judeus se prostrarem de joelhos para se humilharem perante Deus em suas orações. Mas essa expressão pode apenas sinalizar a prontidão da parte de Pedro em tomar uma atitude em atender a voz de comando que se dirigia a ele, no sentido de entrar em ação.

MATA E COME. O indicativo de que os animais estavam vivos, isso ameniza o choque que Pedro teria diante desta ordem, uma vez que os judeus não costumavam tocar em cadáveres mortos, porem, a diversidade de animais que estavam envolvidos nesta visão era o grande problema. O relato em si não cita os nomes dos animais que Pedro viu dentro daquele objeto que vinha rumo a terra, mais muitos deles eram imundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...