terça-feira, 1 de outubro de 2019

Atos 10:32

Atos 10:32 - Envia, pois, a Jope, e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está em casa de Simão o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará.
ENVIAS, POIS, A JOPE. Cornélio continua narrando para Pedro sua história de quando enviou a Jope dois dos seus criados e um soldado piedoso. Atos 10:7-8 - E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope. Esta Jope é uma cidade antiga e muito conhecida da palestina e que faz parte do território de Israel. Uma cidade portuária que é lembrada pela ressurreição de Dorcas ou Tabita.

E MANDA CHAMAR. Por que o anjo na visão mandou chamar a Pedro? Cornélio estava diante de um anjo, que significa mensageiro e que poderia muito bem transmitir a mensagem de Deus para Cornélio, mas de acordo com o que aprendemos com o Novo Testamento, neste tempo da graça de Deus, a missão de pregar o evangelho das boas novas não é dos anjos, mas dos representantes de Cristo, dos verdadeiros evangelistas.

A SIMÃO. Este nome é uma transliteração do nome hebraico de Simeão. Era comum entre os judeus encontrar pessoas com este nome. No caso deste Simão, tanto Cristo quanto os seus demais apóstolos passaram a chama-lo de Pedro. Este foi o primeiro dos apóstolos chamado pelo Senhor Jesus para fazer parte de sua Equipe, juntamente com seu irmão André. Ele morava em Cafarnaum, era casado e Cristo curou sua sogra.

O QUE TEM POR SOBRENOME PEDRO. Geralmente, entre o povo judeu era comum deixar de chamar alguém pelo nome para que passasse a ser chamado por um sobrenome, o que chamamos de apelido. Certamente o Senhor Jesus percebeu que Simão precisava de uma mudança de vida, quando deixou de chama-lo de Simão, passando a chama-lo de Pedro. O nome Pedro fala de Pedra pequena e não rocha.

ESTE ESTÁ EM CASA DE SIMÃO. Agora, o texto fala a respeito de um outro Simão, que não é Pedro, mas que provavelmente também era um judeu que morava na cidade de Jope. Não temos como afirmar se este Simão era um seguidor do judaísmo ou do cristianismo, sendo mais provável que já fosse um seguidor do Senhor Jesus, porque se assim não fosse, Pedro teria dificuldade de conviver com este seu xarapa de nome.

O CURTIDOR, JUNTO AO MAR. O nome do homem era Simão, porem, era conhecido pelo sobrenome de curtidor, dada a sua profissão. No caso do sobrenome ou apelido viria naquela época, por conta da mudança de vida ou pela profissão que uma pessoa ocupava, que era o caso deste Simão. O fato da casa de Simão, o curtidor ficar junto ao mar, se dava pelo fato da necessidade de muita água para curtir os couros, mas também pelo fato de que era uma profissão necessária, mas reprovada por muitos.

E ELE VINDO, TE FALARÁ. Não havia dúvida da parte do anjo de Deus que apareceu em visão a Cornélio de que Pedro viria atender a esta importante missão, mas o agente de Deus faz uma confirmação de que Pedro atenderia a este convite. O anjo afirma para Cornélio que Pedro seria um mensageiro do reino de Deus pregando o evangelho da libertação não somente para Cornélio, mas também para seus familiares e amigos mais próximos. A missão de Pedro era pregar a palavra de Deus para todos os presentes ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...