quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Atos 11:28

Atos 11:28 - E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.
E, LEVANTANDO-SE UM DELES. No versículo anterior se fala a respeito de Profetas vindos de Jerusalém para a cidade de Antioquia para trabalharem com Barnabé e com Saulo de Tarso na edificação de igreja de Cristo naquele lugar. Deus estava levantando os seus profetas para falar a respeito de coisas que estavam para acontecer ainda naqueles dias. A bíblia diz que Deus não fará nada, sem que antes revele seus segredos aos seus servos os profetas. Este ministério de profeta era importante para a igreja.

POR NOME ÁGABO. Este homem era conhecido como um profeta da Judeia. Atos 21:10-11 - E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo. E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.

DAVA A ENTENDER. Deus estava revelando ao seu servo as coisas que brevemente iriam acontecer no tocante aos fenômenos naturais. Não há dúvida que os fenômenos naturais que envolvem chuvas ou secas têm a interferência do Criador de todas as coisas. E neste caso, o trabalhar de Deus era para que houvesse um intercâmbio entre a igreja gentílica de Antioquia e as igrejas espalhadas em toda região da Judeia.

PELO ESPÍRITO. O Senhor Jesus cumpriu com sucesso absoluto seu ministério entre os seus seguidores, e antes mesmo de Subir ao céu para se assentar a destra da majestade celestial, Ele prometeu enviar o seu Santo Espírito que daria continuidade ao seu ministério com sua igreja na terra. É dado por certo que este Ágabo era um homem cheio do Espírito Santo, e por isso recebeu da parte de Deus o dom de profeta.

QUE HAVERIA UMA GRANDE FOME. Neste momento da história da humanidade as pessoas ainda sobreviviam das atividades agrícolas, portanto, quando haviam secas prolongadas a sociedade chegava a passar fome e até morriam de fome. Um outro fato que também gerava muita fome entre as pessoas era quando aconteciam guerras, porque os produtores rurais não faziam suas plantações com medo de morrerem.

EM TODO O MUNDO. Certamente o escritor está se referindo ao mundo civilizado daquela época que era justamente até onde alcançava o domínio do império político de Roma. Essa colocação feita pelo escritor Lucas nos faz entender sobre a gravidade do problema que haveria por aqueles dias, uma vez que, quando a seca atingia uma grande região, todos passavam fome, uma vez que, não tinha como a população se locomover para outras regiões, nem muito menos adquirirem alimentos noutro país.

E ISSO ACONTECEU NO TEMPO DE CLÁUDIO CÉSAR. Este imperador romano tinha como nome completo Tibério Cláudio César Augusto Germânico, que reinou de quarenta e um de nossa era cristã até cinquenta e quatro, conforme os historiadores. Cláudio César foi o quarto imperador romano da dinastia júlio-claudiana, e governou de 24 de janeiro de 41 d.C. até a sua morte em 54. Nascido na atual Lyon, na Gália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...